Não dá para dizer que a 'pedreira' no estádio La Bombonera, na noite desta quinta-feira (15/8), foi inesperada. Em um jogo duro do início ao fim, no qual pouco se criou, o Cruzeiro perdeu para o Boca Juniors por 1 a 0 em jogo válido pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

A campo, Fernando Seabra escalou um time que visivelmente jogaria com cautela e precisava ser efetivo quando atacasse, o que não aconteceu. Com um festival de cartões amarelos, o time brasileiro teve grandes dificuldades em atacar, e passou sufocos atrás.

Enquanto os visitantes não tinham ninguém que decidisse, o maior nome dos mandantes brilhou: Cavani, que deixou o dele na etapa final. Agora, os celestes precisarão vencer por dois gols ou mais no Gigante da Pampulha para avançarem às quartas — triunfo por um gol de diferença, é decisão nos pênaltis.

O jogo

Arthur e Barreal em disputa de bola com Advíncula. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Nos minutos iniciais, o Cruzeiro conseguiu se sobressair e chegar mais perto do gol adversário, no entanto, não foi efetivo. Pressão aconteceu por conta de dois motivos principais: marcação alta e saídas erradas do Boca.

Com o passar do tempo, os xeneizes assumiram o controle do embate, e passaram a lever perigo ao gol de Cássio, que teve um pouco de trabalho, assim como os demais defensores. Situação se arrastou para o segundo tempo.

Após pressão, veio o gol dos donos da casa. Aos 19 minutos do segundo tempo, Cavani recebeu ótima bola enfiada na área e bateu no canto, na saída do goleiro, para a explosão da Bombonera.

Depois disso, Seabra mexeu na equipe, o que não surtiu muito efeito, tendo o Boca mantido o controle do jogo. Cavani chegou a finalizar na trave, enquanto Cássio fez praticamente um milagre logo após.

Futuro

Agora, a Raposa volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Na próxima segunda-feira (19/8), às 20h, a equipe encara o Vitória, em Salvador, pela 23ª rodada.

Já o duelo de volta da Sul-Americana será na quinta-feira (22/8), às 21h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. Neste meio tempo, o Boca recebe o San Lorenzo pelo Campeonato Argentino.

Ficha técnica

O quê: Boca Juniors 1 × 0 Cruzeiro

Quando: 15 de agosto de 2024, às 21h30 (de Brasília)

Onde: La Bombonera, em Buenos Aires

Motivo: ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana

Boca: Sergio Romero; Luis Advíncula, Cristian Lema, Gary Medel e Lautaro Blanco, Pol Fernández (Tomás Belmonte), Cristian Medina, Jabes Saralegui (Agustín Martegani) e Kevin Zenón; Miguel Merentiel (Exequiel Zeballos) e Edinson Cavani (Milton Giménez). Técnico: Diego Martínez

Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Walace, Lucas Romero (Matheus Henrique) e Matheus Pereira; Álvaro Barreal (Lucas Silva), Arthur Gomes (Kaio Jorge) e Lautaro Díaz (Kaiki). Técnico: Fernando Seabra

Arbitragem: Jesús Valenzuela (VEN); Tulio Moreno (VEN) e Lubin Torrealba (VEN). VAR: Juan Ernesto Soto (VEN)

Gol: Cavani, aos 19' do 2ºT (BOC)

Cartões amarelos: Fernández e Zeballos (BOC); Romero, Walace, Pereira Lautaro e Arthur (CRU)