Torcedores do Boca Juniors foram flagrados fazendo gestos racistas em direção à torcida do Cruzeiro no estádio La Bombonera, na noite de quinta-feira (15 de agosto). No local, Boca e Cruzeiro fizeram o jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Os donos da casa venceram por 1 a 0.

As imagens, que viralizaram nas redes sociais, mostram os xenizes fazendo gestos alusivos a macaco. Além de passarem dedo no braço em referência à 'cor da pele'. Veja:

 

Torcedores do Boca Juniors foram flagrados fazendo gestos racistas contra a torcida do Cruzeiro, na partida dessa quinta 915), pela Copa Sul-Americana. pic.twitter.com/BCQZxe8pRC

— O Tempo (@otempo) August 16, 2024

Em nota, o Cruzeiro disse que "condena os gestos e termos racistas de torcedores do Boca Juniors" e reforça: "precisamos dar um basta a este movimento criminoso com ações efetivas dentro e fora dos estádios. Racismo é crime e uma luta de todos".

O Cruzeiro condena os gestos e termos racistas de torcedores do Boca Juniors proferidos aos torcedores cruzeirenses, durante o jogo das oitavas de final da Sudamericana.

Precisamos dar um basta a este movimento criminoso com ações efetivas dentro e fora dos estádios. Racismo é… pic.twitter.com/zYRWkUlNBX

— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) August 16, 2024

Histórico

O Boca Juniors foi punido recentemente pela Conmebol por atos racistas no jogo contra o Palmeiras, na Bombonera, em setembro do ano passado, na semifinal da Libertadores. 

O time argentino pagou 100 mil dólares (aproximadamente R$ 506 mil), teve a redução de quase 50% de um dos setores ainda na primeira fase da Sul-Americana deste ano em seu estádio (cerca de 3 mil pessoas a menos) e hasteou uma bandeira com os dizeres "chega de racismo".

Em 2022, a equipe argentina também foi multada por atos de racismo contra o Corinthians, na Libertadores.