O amistoso entre Cruzeiro e Banfield, realizado nesse domingo (6/7), teve um ponto de destaque: a primeira atuação de um jogador nesta temporada. Recuperado de delicada lesão na coxa esquerda, Japa relatou como foi o seu primeiro semestre e a importância do técnico Leonardo Jardim nesse processo, que abalou, inclusive, seu estado psicológico.

"Graças a Deus passou esse momento complicado. Na carreira de um atleta, ninguém deseja sofrer uma lesão. De um ano para cá foi muito complicado, mas passou. Estou muito feliz em estar de volta. Não só em entrar, mas em estar com o grupo nas viagens", disse o meio-campista no Estádio Kleber Andrade.

No início de 2025, Japa – que acumulou problemas no ano anterior como uma fratura no pé direito – fazia parte dos planos do então técnico Fernando Diniz, que o integrou à pré-temporada, realizada nos Estados Unidos. Porém, nos dois amistosos disputados em Orlando, não entrou em campo – ficou no banco de reservas diante do São Paulo e sequer foi relacionado para o clássico com o Atlético.

Dias depois, ainda em janeiro, Japa se machucou durante um treino na Toca da Raposa 2, sofrendo uma lesão no tendão da coxa esquerda. Após o diagnóstico, o atleta foi submetido a exames complementares para verificar a necessidade de cirurgia. A intervenção não foi necessária, mas ele permaneceu afastado das atividades normais até junho.

"Essa última lesão foi a mais complicada para mim, especialmente com relação ao mental. Voltava, quebrava fibrose (procedimento ou técnica que visa desfazer ou reduzir o tecido cicatricial) e voltava (ao departamento médico) para tratar", lembrou.

Nesse momento, o comandante português teve um papel fundamental. "O Jardim conversou comigo e disse para eu ficar tranquilo. Durante umas três semanas eu fiquei tranquilo, treinando em separado e fortalecendo. Teve a parada (para a Copa do Mundo de Clubes) e fiquei 100%. Agora é esquecer isso", concluiu.

O jovem de 21 anos entrou em campo aos 38 minutos do segundo tempo no lugar do meia Matheus Pereira. A partir de agora, ele faz parte completamente do grupo celeste para a sequência da temporada, sendo acompanhado de perto por Leonardo Jardim. Versátil e canhoto, pode atuar em diversos setores do meio-campo e na lateral-esquerda.