"É a partida mais importante para o Libertad nesse semestre", assim definiu o jornalista paraguaio Roberto Ayub, setorista do alvinegro local na rádio 780 AM. Sendo assim, no duelo desta quinta-feira (19), às 21h30, no estádio Defensores del Chaco, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro terá pela frente um adversário que aposta todas as fichas na competição internacional.
"O Libertad foi campeão no torneio Apertura, e agora no Clausura não está no seu melhor rendimento. O time está com muitos desfalques, o que também impede de ter sua melhor versão", explicou Ayub, em entrevista a O TEMPO Sports, em Assunção, no Paraguai.
+ Matheus Pereira precisa ter 'atenção' contra o Libertad
No Apertura, similar ao primeiro turno do Brasileirão, o Libertad foi campeão, somando 48 pontos em 22 jogos. Porém, no segundo semestre, o time de Assunção é o sexto colocado no paraguaio e não conseguiu passar da fase de grupos da Libertadores. Tal campanha, motivou a troca de Ariel Galeano por Daniel Garnero no comando técnico da equipe. O treinador argentino já está em sua segunda passagem pelo Libertad.
Garnero deixou o time Gumarelo para comandar a seleção paraguaia, no entanto, não obteve bons resultados na Copa América e foi demitido após 10 jogos. Um fato recente que motivou os torcedores do Libertad foi o tropeço do Cruzeiro para o São Paulo, por 1 a 0, no último domingo (17), no Mineirão.
+ Sem Walace, quais as opções de Fernando Seabra?
"A expectativa da torcida do Libertad cresceu depois de ver o São Paulo superar o Cruzeiro, no final de semana passado. Porque é uma equipe que estava jogando muito bem, com o lateral-direito convocado pela seleção e jogadores que chegaram da Europa", contou o jornalista.
Retrospecto contra brasileiros
O Libertad já enfrentrou equipes brasileiras em 47 oportunidades, nas competições oficiais, somando 12 vitórias, 11 empates e 24 derrotas. Embora o retrospecto geral não seja tão positivo, Roberto Ayub afirma que os guramelos se apegam às eliminações de brasileiros como motivação para enfrentar o Cruzeiro, nas quartas de final da Sul-Americana.
"Sabemos que podemos jogar um pouco melhor, pela motivação de uma competição internacional e, claro, por já ter eliminado outras equipes brasileiras como o Santos e o Sport Recife, por exemplo", projetou.
Em competições internacionais, o Libertad já eliminou equipes brasileiras cinco vezes: Fluminense e Paraná, nas Libertadores de 2011 e 2007, respectivamente, e na Copa Sul-Americana superou São Paulo (2011), Sport (2013) e Santos (2021).