O português Leonardo Jardim, de 50 anos, é um dos nomes cotados pelo Cruzeiro para assumir o cargo de treinador após a demissão de Fernando Diniz, na última segunda-feira (27). O profissional está no no Al-Ain, dos Emirados Árabes, clube em que ele tem contrato até junho deste ano.

Conforme apurado por O TEMPO Sports, o Cruzeiro sondou a situação de Jardim após não chegar a um acordo com Renato Gaúcho, que era considerado o plano A dos dirigentes da Raposa. A negociação com o brasileiro não teve um desfecho positivo por divergências em relação ao salário.

Jardim já foi alvo de outros clubes brasileiros. Em 2019, o português foi cotado para assumir o comando técnico do Corinthians. O treinador também foi cotigado no Flamengo em 2022, e no Botafogo em 2024.

Carreira

Leonardo Jardim iniciou a carreira como treinador em 2003, no Camacha, clube de Portugal. O treinador ganhou projeção por causa do trabalho no Mônaco, da França, onde permaneceu durante seis anos, sendo Campeão Francês (2016-2017).

"Seu time jogava muito bem, teve resultados positivos nos primeiros anos, inclusive chegando a semifinal da Liga dos Campeões. Era um time muito forte, com jogadas ofensivas e transições rápidas", disse um torcedor francês para a reportagem de O TEMPO Sports.

Jardim também acumula passagens por outros clubes portugueses, como Sporting e Braga. Jardim também esteve à frente do Olympiacos, da Grécia, e do Al-Hilal, clube onde conquistou dois títulos nacionais. 

Trabalho com Matheus Pereira

Durante a passagem pelo Al-Hilal, Leonardo Jardim trabalhou com Matheus Pereira, camisa 10 do Cruzeiro. Em 2021, o clube saudita pagou cerca de 25 milhões de euros para contar com Pereira, que defendia o West Bromwich Albion, da Inglaterra.   

Outros nomes especulados

A reportagem de O TEMPO Sports apurou que outro nome no radar da diretoria celeste é o português Luís Castro, que tem passagens pelo Botafogo e pelo Al-Nassr, da Arábia Saudita. Outros três profissionais lusitanos na lista são António Oliveira, ex-Corinthians, Carlos Carvalhal, do Braga, e Vasco Matos, que está à frente do Santa Clara. 

Vanderlei Luxemburgo, que já passou pela Toca da Raposa em três ocasiões, é bem avaliado pelo dono da SAF cruzeirense, o empresário Pedro Lourenço. Um outro profissional brasileiro avaliado pela diretoria é Thiago Carpini, atual treinador do Vitória.