Tendo Gabigol como protagonista, o jogo do Cruzeiro contra o Itabirito, ocorrido na noite dessa quinta-feira (30/1), teve seus coadjuvantes, entre eles, Dudu. Longe de sua condição física atual, o atacante teve sua melhor atuação neste retornou ao clube, mas foi cauteloso com relação ao seu futebol e ao seu corpo.
Em entrevista na zona mista do Independência, o camisa 7 indicou que segue uma rotina de exercícios específica e que pode ser poupado de alguns jogos. "Temos uma programação e a respeitamos. Estamos treinando bem, e espero que nos próximos jogos possamos ganhar mais ritmo", disse.
Em agosto de 2023, Dudu rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e teve uma lesão no menisco, o que o fez ficar afastado durante meses. Ídolo do Palmeiras, voltou a jogar em 2024, mas sem as mesmas atuações e oportunidades dos anos anteriores.
"Acho que estou evoluindo. Fiquei bastante tempo sem jogar futebol, por conta de uma lesão muito grave que tive no joelho, e depois que voltei dessa lesão, não tive a sequência que um jogador deveria ter. Mas aqui no Cruzeiro estou tendo", afirmou.
Para Dudu, o clube mineiro, onde foi revelado, dá plenas condições para ele retomar seu auge. "Estão me dando ritmo e minutagem para eu poder voltar o meu rendimento, como todo mundo me conhece. Espero que daqui para frente a gente possa evoluir cada vez mais na parte física e técnica, para podermos manter o alto nível que eu sempre mantive nos outros anos", concluiu.
Das seis partidas do Cruzeiro em 2025, contando os amistosos de pré-temporada, Dudu só não atuou diante do Tombense, que ocorreu no mesmo dia em que a delegação retornou dos Estados Unidos. Aos 33 anos, o goiano tem contrato até dezembro de 2027.
Diante do Itabirito, o atleta participou bem do duelo, tentando jogadas individuais e coletivas. No primeiro tempo, sofreu o pênalti que originou um dos gols de Gabriel Barbosa.