O lance envolvendo o zagueiro Lyanco e o atacante Dudu, no clássico entre Cruzeiro e Atlético, no último domingo (9), pela penúltima rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro, ainda está rendendo pano para manga. A discussão sobre a decisão da arbitragem de não expulsar o atleta alvinegro continua e ganhou a participação de um pentacampeão mundial.
O ex-volante Vampeta, campeão do mundo em 2002 com a Seleção Brasileira, criticou a não expulsão do defensor atleticano. O hoje comentarista do programa Jovem Pan Esportes disse que o VAR deveria ter chamado o árbitro Felipe Fernandes de Lima à beira do campo, para analisar o lance na tela. Também na avaliação de Vampeta, Lyanco deveria ter recebido vermelho pelo lance.
“Zagueiro é tudo porcaria. Quando ele quer chegar a bota, chega mesmo. Ele pisou de propósito. Se é um camisa 10 ali, não era por querer, mas zagueiro é na hora”, opinou o ex-atleta. Na avaliação do comentarista, a não expulsão do zagueiro do Galo influenciou no resultado final do jogo, que acabou com vitória atleticana por 2 a 0.
“Se o VAR chama, o Lyanco tem que ser expulso. Aí já muda tudo”, pontuou. Quando o lance aconteceu, a partida ainda estava 0 a 0, com os 22 jogadores em campo.
O lance
A polêmica aconteceu aos 17 minutos do primeiro tempo. Após uma disputa de bola com o lateral-direito Natanael, o atacante Dudu caiu no gramado, com o braço esticado.
Em seguida, o zagueiro Lyanco passou por cima do atacante celeste e acabou pisando no braço direito do adversário. O VAR entendeu que não houve intenção do jogador alvinegro de cometer o pisão e não recomendou a revisão do lance.