O Cruzeiro tem, na noite desta quarta-feira (11/2), uma grande oportunidade de se curar da 'ressaca' pela derrota no clássico e dar início a uma nova era no clube. Agora sob o comando do português Leonardo Jardim, o time enfrenta o Democrata de Governador Valadares em Sete Lagoas, a partir das 19h45, pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro.

Com apenas dois dias de treinamento na Toca da Raposa 2, o profissional recém-contratado terá a missão de deixar o Cruzeiro em primeiro lugar geral, o que não depende só dele. Líder do Grupo C, posição que não muda mais, com 11 pontos, a classificação para a semifinal já está garantida.

Para atingir esse objetivo, o elenco celeste torce por tropeços de equipes como Tombense e Atlético, com 13 pontos cada, e Athletic e América, com 12. Quem tem a melhor campanha poderá decidir seus duelos, tanto da semifinal quanto da final, em casa. Todas as seis partidas desta 8ª rodada acontecem simultaneamente.

Time

Congolês Bolasie pode ser titular. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

A tendência é que Jardim mantenha a base do time que vinha jogando, ou seja, os 11 iniciais do jogo contra o Atlético, no último final de semana, no Mineirão, podem ser os mesmos que entrarão na Arena do Jacaré – mas com uma exceção certa. Expulso, Gabigol estará suspenso.

Em sua entrevista coletiva de apresentação, o mister indicou que Bolasie será o substituto, mas avaliaria outras opções. Ele trabalha ao lado da comissão técnica fixa do Cruzeiro, comandada por Wesley Carvalho, que esteve à frente do plantel nas últimas partidas.

Democrata

Equipe não pôde atuar no Mamudão. Foto: Eude Aerton/FMF

Vindo de duas vitórias consecutivas, a Pantera é a lanterna do Grupo B, com 8 pontos, e ainda luta por uma vaga no Troféu Inconfidência, o que também classifica o clube do Rio Doce à Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. Mas, assim como a Raposa, é necessária uma combinação de resultados.

Aliado a isso, há o risco de rebaixamento ao Módulo II. No estadual, duas equipes sofrem descenso, e há três que estão em situação pior que o Democrata: Aymorés, com 6 pontos, Pouso Alegre, com 5, e Villa Nova, com 4.

O mando de campo é do clube alvinegro, que não pôde atuar em Valadares por problemas estruturais do Estádio José Mammoud Abbas, conhecido também por Mamudão. Entre as opções, apareceu a Arena do Jacaré, que deve receber mais cruzeirenses.

Ficha técnica

O quê: Democrata x Cruzeiro

Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro Módulo I

Quando: quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, às 19h45 (de Brasília)

Onde: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas

Provável Democrata: Thulio; Lucas Lima, Donato, Lula e Wender; Caetano, Luanderson e Luann, Murilo, Wallace Fernandes e Gutinho. Técnico: Wladimir Araújo

Provável Cruzeiro: Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki; Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Marquinhos, Dudu e Yannick Bolasie. Técnico: Leonardo Jardim

Arbitragem: André Luiz Skettino Policarpo Bento; Fernanda Nadrea Gomes Antunes e Emílio Junio Nascimento Santos. VAR: Leonardo Rotondo Pinto

Transmissão: Premiere