Quem já atuou de perto com Leonardo Jardim, novo técnico do Cruzeiro, anunciado nesta terça-feira (4 de fevereiro), garante que o português é de fala direta, gosta de montar suas equipes para atuar e defender em bloco e, o principal: cria um grande espírito de grupo. As palavras são de Miguel Moita, que foi auxiliar técnico de Jardim por mais de 16 anos.

+Vai lotar! Cruzeiro atualiza parcial de ingressos vendidos para clássico com Atlético

Leonardo Jardim e Miguel Moita trabalharam juntos no Monaco - na época que o francês Kylian Mbappé foi revelado para o futebol mundial - além de outros clubes, tal como o Olympiacos, da Grécia, o Sporting, de Portugal, e os árabes Al-Hilal, Al-Ahly e Al-Rayyan. Não atuaram juntos no Al Ain, último clube de Jardim antes do Cruzeiro, porque Moita passou a se dedicar a carreira como treinador em Portugal. 

Sobre o novo comandante estrelado, Moita rasga elogios. “Leonardo é um treinador que gosta essencialmente de criar um grande espírito do grupo, gosta que toda a gente reme do mesmo lado e faz questão de deixar isso bem acentuado desde os primeiros dias”, afirmou.

E relevou ainda que a parceria entre os dois terminou porque Jardim costuma 'trocar muito de time', o que começou a incomodar. 

Leonardo Jardim fechou contrato com o Cruzeiro até o fim de 2026. Veja os próximos passos do treinador na Toca da Raposa. 

Estilo de jogo e filosofia de grupo

Em relação ao estilo de jogo, Moita revela que a principal característica é o ataque e defesa em bloco. “Porque só assim é possível ter sucesso, não é? Ou ter mais sucesso”, afirma.

E complementa: “é equilibrado a atacar, equilibrado a defender, monta equipes fortes nos duelos, agressivas defensivamente e dando espaço para a liberdade criativa do meio-campo para a frente. É um treinador que privilegia muito o ataque pelos corredores, laterais ofensivos, com muita chegada à área.”

Em relação aos desafios que Leo Jardim poderá encontrar com o atual elenco do Cruzeiro, afinal, será um treinador que chega com o plantel praticamente definido para a temporada, Miguel Moira garante que o comandante: “vai ser muito, muito bem-sucedido, porque o jogador brasileiro é um jogador criativo. Depois do grupo se inteirar das ideias do Leonardo, eu acredito que as coisas vão fluir naturalmente”.

O ex-auxiliar técnico de Jardim ainda destaca uma característica