Citado por Leonardo Jardim em sua entrevista de apresentação como novo técnico do Cruzeiro, o volante Fabinho também rasgou elogios aos português. Comandado por ele no Mônaco, o jogador brasileiro afirmou que sua carreira mudou depois do trabalho na França.
"Trabalhei com ele quatro anos no Mônaco e foi um cara muito importante na minha carreira. Essa transição de lateral para meia, foi ele que fez. Essa decisão dele foi muito importante para mim", disse o atual atleta do Al-Ittihad à TNT Sports.
Em fevereiro de 2025, em sua primeira coletiva na Toca da Raposa, Jardim citou Fabinho. Conforme o português, o meio-campista atuava como lateral-direito, mas tinha potencial para ser melhor em outra posição.
“Tem um grande jogador, um brasileiro, que eu adoro: o Fabinho. Ele estava no Mônaco como lateral-direito, mas eu achava que ele era um jogador médio como lateral, não era muito bom. Falei com ele para jogar como volante. Ele disse: 'Mas o treinador da seleção não me quer de volante, nem meu empresário...'", contou.
"'Então vai jogar a médio nível’. Em dois anos, foi vendido ao Liverpool por 60 milhões. Com a idade que ele tinha, de resolver jogar no meio, foi surpreendente. Com a pressão da seleção, do agente, 99% diria que ficaria na lateral. O Fabinho é um dos brasileiros que treinei e tenho grandes considerações por ele”, completou.
Conforme Fabinho, as decisões de Jardim eram quase sempre acertadas. "No primeiro ano que ele fez isso, conseguimos ser campeões da liga, o que não acontecia há anos. Eu também tinha uma comunicação muito boa com ele. Teve até um jogo contra o PSG em que ele mudou o esquema e eu fui contra, mas ganhamos de 2 a 0 e eu fiz gol. O que ele fez deu certo. Sou grato pelo que ele me ajudou", concluiu.
Hoje com 31 anos, Fabinho foi revelado pelo Fluminense, em 2012, antes de partir rumo à Europa. Depois, atuou pelo Rio Ave, de Portugal, e Real Madrid, da Espanha, onde teve poucas oportunidades.
Em 2013, chegou ao Mônaco, onde conquistou fama e foi vendido ao Liverpool, em 2018, no seu auge. Desde 2023 joga na Arábia Saudita.