O confronto entre Cruzeiro e Mushuc Runa, do Equador, nesta quarta-feira (9), no Mineirão, terá no comando do apito um árbitro que tem fama de disciplinador e já foi questionado por Messi após uma de raras expulsões na carreira do craque argentino.

Na escala de arbitragem para a segunda rodada da Sul-Americana, divulgada pela Conmebol, o responsável pela partida no Mineirão será o paraguaio Mario Díaz de Vivar, de 41 anos.

Integrante do quadro FIFA, o paraguaio tem larga experiência em competições internacionais, tanto de clubes quanto de seleções.

Uma das suas atuações que ficaram mais marcadas foi durante a disputa do terceiro lugar da Copa América de 2019, entre Argentina e Chile.

Naquela ocasião, Mario Díaz expulsou, de forma direta, aos 37 minutos do primeiro tempo, os capitães das duas equipes: Medel, do Chile, e Messi, da Argentina.

O lance ocorreu após uma disputa entre os dois pela bola, que acabou saindo pela linha de fundo. Incomodado com a 'pressão' feita por Messi, Medel deu uma peitada e uma cabeçada no argentino, que não recuou, mas não revidou. Ainda assim, também acabou recebendo o cartão vermelho.

A torcida presente na Neo Química Arena reagiu de forma inusitada, xingando o árbitro por ter expulsado Messi, um dos principais 'atrativos' daquele confronto.

Após a partida, Messi detonou o árbitro paraguaio e falou até em possível 'armação' para tirar a Argentina de uma final.

Aquela seria apenas a segunda expulsão de Messi em toda a carreira. A primeira havia sido em 2005, justamente em sua partida de estreia pela seleção argentina, em um amistoso contra a Hungria.

Depois, Messi também receberia um cartão vermelho em 2021, em um confronto entre Barcelona  e Athletic Bilbao, pelo Campeonato Espanhol.

DISCIPLINADOR

Mario Díaz de Vivar tem fama de ser 'enérgico e disciplinador'. Nesta temporada ele já atuou em 10 partidas, sendo nove do Campeonato Paraguaio e uma pela Libertadores. 

E os números de cartões apresentados pelo árbitro paraguaio chama atenção: em dez partidas, foram 47 amarelos e cinco vermelhos.

No Mineirão, Mario Díaz de Vivar será auxiliado pelos compatriotas Eduardo Britos e Juan Benitez. Já o VAR ficará a cargo de Ulises Mereles, também do Paraguai.