Quando entrar em campo no Mineirão na noite desta quarta-feira (9), o Cruzeiro enfrentará o Mushuc Runa pela primeira vez em sua história, em jogo válido pela segunda rodada da Copa Sul-Americana. Mas o time celeste já enfrentou outras cinco equipe equatorianas. E o histórico pode ser visto como um fator extra de motivação para a torcida.
Até o momento, o Cruzeiro já mediu forças com El Nacional, Emelec, LDU, Deportivo Quito e Universidad de Quito, esta última justamente na edição do ano passado da Copa Sul-Americana.
O primeiro confronto com uma equipe equatoriana ocorreu em 1976, na campanha da Raposa na conquista da Copa Libertadores daquele ano. O adversário foi a LDU. E o time celeste venceu tanto em Quito (3x1) quanto no Mineirão (4x1).
Nas décadas seguintes, o retrospecto contra equipes equatorianas seguiu bastante positivo. No total, são nove vitórias, três empates e apenas duas derrotas (uma para El Nacional e uma para o Emelec), o que corresponde a 63,46% de aproveitamento.
Nestas 14 partidas disputadas contra equipes equatorianas, o Cruzeiro marcou 23 gols (média de 1,64 por jogo) e levou apenas nove (média de 0,64 por confronto).
O Cruzeiro não poderá contar com a presença da torcida diante do Mushuc Runa nesta noite, no Mineirão, por ter que cumprir suspensão imposta pela Conmebol em virtude de incidentes registrados na partida da equipe contra o Lanús na edição 2024 da Copa Sul-Americana.
Naquela ocasião, torcedores celestes utilizaram os chamados sinalizadores, o que é proibido pelo regulamento da competição. Em duas oportunidades, a partida teve até que ser paralisada em função da fumaça provocada pelos sinalizadores.
Neste ano, o Cruzeiro estreou na competição com derrota de 1 a 0 para o Unión, na Argentina. Já o Mushuc Runa, do Equador, fez valer o fator casa e venceu o Palestino, do Chile, por 3 a 2.
Cruzeiro conta times do Equador:
El Nacional: 3 vitórias, 1 derrota; fez 8 gols, levou 4
Emelec: 2 vitórias, 1 empate, 1 derrota; fe 4 gols, levou 2
LDU: 2 vitórias; fez 7 gols, levou 2
Deportivo Quito: 1 vitória, 1 empate; fez 3 gols, levou 1
Universidad Quito: 1 vitória, 1 empate; fez 1 gol, não levou nenhum