Logo no primeiro jogo após ter sua desclassificação da Copa Sul-Americana confirmada, o Cruzeiro conquistou sua primeira vitória na competição. Em um Mineirão vazio na noite desta quarta-feira (14/5), o time celeste venceu o Palestino, do Chile, por 2 a 1, de virada.

Na escalação inicial, o técnico Leonardo Jardim deixou somente três jogadores considerados titulares entre os 11 iniciais: o zagueiro Villalba e os meio-campistas Romero e Christian. Até o goleiro Cássio foi poupado, dando lugar a Aragão; já o atacante Gabigol, tido como suplente atualmente, atuou durante todo o tempo e fez o gol do triunfo.

O clube visitante abriu o placar logo no início da partida. O empate aconteceu somente no meio do segundo tempo, com Bolasie, de cabeça. Já Gabi deixou o dele quando o embate caminhava para o fim, levando ao delírio os menos de 10 mil cruzeirenses presentes no estádio.

Com esse placar, a Raposa chegou aos 4 pontos no Grupo E, sem condições de alcançar o 2º colocado, o próprio Palestino, que tem 9 pontos. Como os chilenos não conseguem alcançar o Mushuc Runa, com 13, eles se garantiram na colocação e confirmaram vaga nos playoffs das oitavas de final da Sul-Americana.

O jogo

Lautaro não agradou. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

A partida iniciou com o Cruzeiro mantendo a posse de bola, mas sem grandes chances de gol. Já na primeira oportunidade que o Palestino teve, conseguiu balançar as redes de Léo Aragão.

Logo aos 6 minutos de bola rolando, Abrigo recebeu na esquerda e cruzou para a área, onde encontrou Martínez para desviar. O gol fez os mandantes tentarem assumir de vez o controle do jogo, no entanto, a falta de eficácia pesou.

Em jogadas criadas especialmente por Gabigol, o time celeste buscava se infiltrar na defesa adversária e realizar cruzamentos. Jogadores como os atacantes Kenji e Lautaro tentavam empatar, mas não conseguiam.

Na segunda etapa, o técnico português tirou justamente aqueles três atletas apontados como titulares, como Romero, e colocou, por exemplo, Walace, decepção para a torcida. A Raposa voltou do vestiário com mais afinco pelo gol, e a pressão surtiu efeito.

Aos 23, o lateral-direito William cruzou na área e achou Bolasie, que estava praticamente sozinho e havia acabado de entrar, que cabeceou forte. O goleiro até tentou defender, mas não conseguiu impedir o gol de empate.

Após o gol, o Cruzeiro continuou criando oportunidades, especialmente com Gabi, que conseguiu fazer o dele e levar alegria para os torcedores. Tento veio após troca de passes com Dinenno; o camisa 9 chutou de fora da área e contou com a ajuda de um desvio na zaga.

Futuro

Agora, o Cruzeiro volta todas as suas atenções para o seu próximo compromisso, o clássico diante do Atlético, pelo Campeonato Brasileiro. Jogo, que contará com a presença apenas de cruzeirenses no Mineirão, será no domingo, dia 18 de maio, às 20h30.

Já na Sul-Americana, a equipe fechará a sua participação nesta edição diante do Unión de Santa Fé, novamente em Belo Horizonte. Disputa pela última rodada da fase de grupos será no dia 28, quarta, às 21h30.

Ficha técnica

O quê: Cruzeiro 2 × 1 Palestino

Motivo: 5ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana

Quando: quarta-feira, 14 de maio de 2025, às 21h30 (de Brasília)

Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG

Cruzeiro: Léo Aragão; William, Jonathan Jesus, Lucas Villalba (Mateo Gamarra) e Kauã Prates; Lucas Romero (Lucas Romero), Murilo Rhikiman e Christian (Walace); Lautaro Díaz (Yannick Bolasie), Kaique Kenji (Juan Dinenno) e Gabriel Barbosa. Técnico: Leonardo Jardim

Palestino: Sebastián Pérez; Vicente Espinoza, Cristián Suárez, Fernando Meza e Dilan Zúñiga; Julián Fernández (Dilan Salgado) e Ariel Martínez; Jonathan Benítez (Pablo Parra), Joe Abrigo (Junior Arias) e Bryan Carrasco (Facundo Castro); Junior Marabel. Técnico: Lucas Bovaglio

Arbitragem: Kevin Ortega (PER); Jesus Sanchez (PER) e Stephen Atoche (PER). VAR: Diego Haro

Gols: Bolasie, aos 23' do 2ºT; Gabi, aos 44' do 2ºT (CRU); Martínez, aos 6' do 1ºT (PAL)

Cartões amarelos: William, Kenji e Gabigol (CRU); Abrigo e Zúñiga (PAL)

Público: 9.698

Renda: R$ 191.490,00