O sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil 2025 proporcionou ao Cruzeiro um reencontro com um time que causou dores de cabeça em um passado recente. A Raposa vai encarar o CRB na próxima fase da competição mata-mata. O clube alagoano complicou a vida do time estrelado em 2020 e 2021, mas no retrospecto geral, o time celeste leva a melhor.

Em 2020, primeiro ano do time azul na Série B do Campeonato Brasileiro, CBR e Cruzeiro se enfrentaram quatro vezes. Dois dos duelos foram pela Copa do Brasil, e os alagoanos avançaram. No jogo de ida, o Clube de Regatas Brasil fez 2 a 0 no Mineirão, enquanto o duelo de volta, em Maceió-AL, ficou 1 a 1. Todos os gols do CRB no confronto foram do atacante Léo Gamalho. 

Na Série B, dois empates: 1 a 1 no Mineirão e 0 a 0 no Rei Pelé, em Alagoas. No embate em BH, novamente Léo Gamalho foi quem castigou a Raposa com uma bola na rede.

Em 2021, Cruzeiro e CRB também tiveram encontros pela Série B do Campeonato Brasileiro, e a Raposa não venceu nenhum. No Mineirão, os alagoanos ganharam por 4 a 3, enquanto o duelo no Rei Pelé terminou sem gols. Só em 2022 o time celeste foi à forra contra o CRB, vencendo os dois encontros pela Série B por 2 a 0.

Retrospecto geral

Se no passado recente o CRB foi uma dor de cabeça para o Cruzeiro, o retrospecto geral é bem favorável à Raposa. No total, até hoje foram disputados 13 jogos entre as duas equipes. O Cruzeiro venceu seis deles, outros cinco ficaram empatados e o CRB venceu apenas duas.

Uma das vitórias celestes, inclusive, foi pela Copa do Brasil. Em 2006, o time estrelado eliminou os alagoanos com triunfo por 2 a 0 no estádio Rei Pelé, em Alagoas. No confronto válido pela 2ª fase do torneio daquele ano, Francismar e Diego Clementino marcaram os gols da vitória cruzeirense. 

O triunfo por 2 a 0 classificou o time azul sem precisar do jogo de volta, já que o regulamento dava essa recompensa a quem, nas fases iniciais, vencesse fora de casa por dois ou mais gols de diferença.