No time principal do Cruzeiro, há apenas dois jogadores que ainda não jogaram oficialmente nesta temporada: o terceiro goleiro, Otávio, e Japa. Recuperado de uma grave lesão sofrida ainda em janeiro de 2025, o meio-campista se dedica nos treinos em busca de um espaço no time comandado por Leonardo Jardim.

Na Toca da Raposa, o jovem de 21 anos é tratado como um talento em potencial. Canhoto, o jogador é versátil, podendo realizar diversas funções no meio-campo e 'quebrar um galho' na lateral-esquerda, onde outras duas joias celestes dominam: Kaiki Bruno e Kauã Prates.

No início do ano, Japa fazia parte dos planos do então técnico Fernando Diniz, que o integrou à pré-temporada, realizada nos Estados Unidos. Porém, nos dois amistosos disputados em Orlando, não entrou em campo – ficou no banco de reservas diante do São Paulo e sequer foi relacionado para o clássico com o Atlético.

Dias depois, ainda em janeiro, se machucou em um treino – lesão no tendão da coxa esquerda. Após o diagnóstico, o atleta passou por exames complementares para saber se era necessária intervenção cirúrgica para consertar o problema. Não foi, mas ele ficou afastado das atividades normais até junho.

Agora, totalmente integrado à equipe, Japa vive a expectativa em ser aproveitado. E essa oportunidade pode acontecer nos próximos dias, quando o treinador português fará testes com as peças que tem à disposição. Nesta quinta (3/4) e domingo (6/7), o Cruzeiro realiza amistosos no Espírito Santo contra Banfield e Defensa y Justicia, respectivamente.

Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, João Wellington Gadelha Melo de Oliveira é formado na base celeste e, após se destacar pelo sub-20, foi promovido e começou a receber oportunidades no profissional do Cruzeiro em 2023. Seu contrato é válido até dezembro de 2027.