O Cruzeiro trava uma disputa acirrada com o Flamengo pela liderança do Campeonato Brasileiro. Vice-líder do torneio, com 27 pontos, a equipe estrelada tem a mesma pontuação do Rubro-Negro, que leva vantagem devido ao saldo de gols (22 do Flamengo contra apenas 12 do Cruzeiro). Para tomar a liderança, a Raposa seca o Urubu nas próximas rodadas.
Com o time carioca tendo um jogo a menos, o time celeste teria que torcer por dois tropeços do concorrente da Gávea - além de fazer sua parte - para ter chances de assumir a ponta do Brasileirão em definitivo. E até o fim do primeiro turno, o Flamengo terá uma tabela ligeiramente parecida com a da Raposa em termos de dificuldade. No caminho da equipe da Gávea está, por exemplo, o Red Bull Bragantino, terceiro colocado, com 26 pontos, um confronto direto.
Além do time de Bragança Paulista, o Flamengo também encara, da parte de cima da tabela, seu rival Fluminense, 7º colocado. O Urubu terá ainda três adversários da primeira página da classificação: Atlético (atual 8º colocado), Ceará (atual 9º colocado) e Mirassol (atual 10º colocado). Os outros adversários estão na parte de baixo da tabela: Sport (atual lanterna) e Santos (atual 16º colocado).
O Cruzeiro, por sua vez, também vai pegar dois times da parte um pouco mais alta da classificação, um deles o Fluminense, próximo adversário, na quinta-feira (17). O outro oponente da Raposa que briga em cima é o Botafogo, atual 6º colocado.
Dois dos adversários do Cruzeiro atualmente lutam na parte de baixo da classificação. E ambos enfrentarão o time estrelado no Mineirão, onde o Cruzeiro até o momento está invicto no Campeonato Brasileiro.
Na 15ª rodada, a Raposa recebe o Juventude (atual 17º colocado). Já na 19ª rodada, fechando o primeiro turno, o Santos (que está em 16º lugar) vem ao Gigante da Pampulha enfrentar o time azul. Os outros oponentes da Raposa estão na parte intermediária: Corinthians (atual 10º colocado) e Ceará (que está na 9ª posição).