Leonardo Jardim está perto de atingir o melhor desempenho entre os treinadores da era SAF, no Cruzeiro. Até agora, o uruguaio Paulo Pezzolano detém esse recorde, com um aproveitamento de 62,2% durante sua passagem pela Toca da Raposa. O português tem a seu favor boa vantagem de jogos de invencibilidade, 16 no total.
Com Paulo Pezzolano, o Cruzeiro deixou a Série B do Brasileiro, após amargos três anos. Durante sua passagem pela Raposa, ele disputou 68 jogos, conquistando 38 vitórias, sofrendo 17 derrotas e tendo 13 empates. Ele pediu para deixar o clube ao fim de 2022, quando garantiu o acesso do time para a elite do futebol brasileiro. Mas acabou ficando até a disputa do Mineiro do ano seguinte.
O segundo técnico com maior percentil de aproveitamento é Nicolás Larcamón. O argentino teve breve passagem comandando a Raposa em 2014: foram 14 jogos, sendo 7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. As derrotas para o Sousa, pela Copa do Brasil, e a derrota por 3 a 1 para o Atlético na final do Mineiro daquele ano não agradaram à diretoria, que demitiu o comandante.
Já com Jardim no comando técnico, o Cruzeiro alcançou a liderança da Série A, feito que não acontecia desde 2014. O treinador soma 25 jogos desde que chegou ao clube ainda na disputa do Campeonato Mineiro. Ele acumula 27 jogos, sendo tem exatos 60% de aproveitamento, considerando partidas por todos os campeonatos: Mineiro, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileirão.
A SAF do Cruzeiro também contou com as passagens dos treinadores Fernando Seabra, Fernando Diniz, Pepa e Paulo Autuori. O único 'invicto' é Autuori, que num breve período em 2023 - comandou a Raposa por apenas 6 jogos, na reta final do Brasileiro daquele ano - somou 2 vitórias e 4 empates.
Técnicos da era SAF do Cruzeiro
Paulo Pezzolano
- 38 vitórias, 13 empates e 17 derrotas.
- Aproveitamento: 62,2%
Nicolás Larcamón
- 7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas
- Aproveitamento: 59,5%
Leonardo Jardim
- 16 vitórias, 8 empates e 6 derrotas
- Aproveitamento: 58%
Fernando Seabra
- 17 vitórias, 8 empates e 10 derrotas
- Aproveitamento: 56,1%
Paulo Autuori
- 2 vitórias, 4 empates e 0 derrotas
- Aproveitamento: 55,5%
Pepa
- 7 vitórias, 8 empates e 10 derrotas
- Aproveitamento: 38,6%