Embora a Copa do Mundo de Clubes da FIFA tenha sido bem recebida pelos torcedores brasileiros, a torcida do Cruzeiro já estava com saudades de ver o time em campo pelo Campeonato Brasileiro. E esta semana já proporcionou aos cruzeirenses aquela expectativa antes de um jogo do time, já que a Raposa voltou aos treinos visando a partida contra o Grêmio, pela 13ª rodada do Brasileirão. E como volta o Cruzeiro nesta semana que recoloca o torneio nacional no foco dos atletas?
Durante a pausa para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o Cruzeiro buscou não apenas descansar, mas também avançar na recuperação de atletas que estavam ou estão lesionados. Antes da pausa para o Mundial, três jogadores estavam no DM: os volantes Japa e Matheus Henrique e o zagueiro João Marcelo.
O retorno da Raposa às atividades pós-férias marcou um avanço significativo neste sentido. O maior deles foi Japa, que até já entrou em campo - no amistoso contra o Banfield (ARG), pela Vitória CUP - após uma lesão no tendão da coxa esquerda, durante um treino na Toca da Raposa II, em janeiro deste ano.
Matheus Henrique também mudou de panorama. Antes fazendo apenas trabalhos internos na Toca, Matheusinho retornou das férias já fazendo trabalhos em campo, apesar de ainda estar vetado de atividades com bola. Ele ainda se recupera de uma lesão lateral no menisco do joelho direito, sofrida no dia 9 de abril, em jogo contra o Mushuc Runa (EQU).
Quem segue sem previsão de volta é o zagueiro João Marcelo. O jogador ainda se recupera de uma contusão multiligamentar associada a traumatismos meniscais no joelho, sofrida no dia 2 de fevereiro deste ano. A lesão aconteceu no jogo contra o Uberlândia, pelo Campeonato Mineiro. O jogador ainda faz trabalhos apenas internos no departamento de fisioterapia da Toca da Raposa II.
E dentro de campo?
Antes de retomar o Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro fez duas partidas amistosas, pela Vitória Cup, disputada no Espírito Santo. Claramente fora de ritmo e da forma física ideal, devido ao longo período sem jogos, o time estrelado teve dificuldades na primeira partida, diante do Defensa y Justicia (ARG). O time azul não conseguiu mostrar intensidade, marca registrada da equipe, e perdeu por 1 a 0.
O segundo jogo já mostrou um cenário melhor. Diante do Banfield (ARG), o time estrelado apresentou melhoras na criação de jogadas e mais objetividade. A Raposa venceu por 1 a 0 e poderia ter feito mais gols. A expectativa da torcida é ver como a equipe volta aos jogos oficiais, sendo o primeiro deles no próximo domingo (13), contra o Grêmio.