Mineirão estreia campanha contra violência a mulheres no duelo Cruzeiro x Santos neste domingo

O Mineirão, as Lojas Rede e a Federação Mineira de Futebol (FMF) lançam neste domingo (10/8), durante a partida entre Cruzeiro e Santos pelo Campeonato Brasileiro, a campanha #ElaNãoJogaSozinha. Conforme o estádio, a ação reforça o compromisso do Gigante da Pampulha com a segurança e o acolhimento às mulheres, coincidindo com os 19 anos da Lei Maria da Penha, completados na última quinta-feira (7/8).

Todos os banheiros femininos do Mineirão receberam adesivos com informações, orientações e o número do canal de denúncia interno do estádio – (31) 98369-9688 – para atendimento a mulheres que enfrentarem situações de importunação, assédio ou qualquer tipo de violência. Também estão disponíveis orientações sobre a Central de Atendimento à Mulher (Disque 180), com mensagens que tratam de escuta, empoderamento, respeito, segurança e do direito de ocupar espaços de esporte e entretenimento sem medo.

“A campanha reforça o compromisso do Mineirão com a proteção das mulheres e o enfrentamento açom a violência de gênero. Mais do que agir dentro do estádio, queremos contribuir para uma transformação real na forma como a sociedade encara e combate esse problema”, afirmou Amanda Bomtempo, gerente de compliance e ESG do Mineirão.

A iniciativa integra as ações do programa #Repense, que já promoveu campanhas como #DeixaElaTrabalhar, voltada para jornalistas esportivas, e Todos Contra a Importunação Sexual, além da criação do Espaço de Acolhimento à Mulher no Juizado Especial Criminal (Jecrim) do estádio, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público, Defensoria Pública e polícias Militar e Civil.

Para as Lojas Rede, a parceria reforça o compromisso social da marca. “Como marca que valoriza a beleza em todas as suas formas, acreditamos que nenhuma mulher deve se sentir sózinha diante da violência. Apoiar essa causa é mais do que um compromisso social – é um ato de respeito, acolhimento e empatia”, declarou Isabel Finelli, head de marketing da rede.

A FMF também destacou a importaância da campanha. “O futebol é um espaço de paixão, mas também deve ser um ambiente de respeito e segurança. Estar ao lado do Mineirão e das Lojas Rede nesta campanha reforça nosso compromisso com a proteção e o acolhimento às mulheres, dentro e fora dos estádios”, afirmou Clóvis Mello, head de comunicação da entidade.