Carlo Ancelotti vai anunciar, na segunda-feira (24/8), a lista de 23 jogadores que irão fazer parte dos dois compromissos das Eliminatórias da Copa do Mundo, contra o Chile, no dia 4 de setembro, e diante da Bolívia, no dia 9.
Entre os nomes que fazem parte da pré-lista, enviada aos clubes e à Fifa, um deles causa bastante expectativa para estar na relação final: Kaio Jorge. Aos 23 anos, o atacante vive a melhor temporada da carreira, tendo anotado 16 gols em 28 jogos até aqui, além de cinco assistências.
Contratado pelo Cruzeiro no meio do ano passado, conseguiu bons números na temporada anterior. Em 23 partidas, o atacante balançou as redes sete vezes e deu três passes para gols dos companheiros.
Mas o camisa 19 celeste está brilhando mesmo em 2025. Com a contratação de Gabigol, surgiu o debate de quem seria titular no comando do ataque. Sem deixar espaço para dúvidas, Kaio Jorge assumiu a responsabilidade e vem encantando o Brasil.
Com 14 gols anotados no Campeonato Brasileiro, Kaio Jorge é o artilheiro da competição, com quatro a mais que Arrascaeta, do Flamengo, e Pablo Vegetti, do Vasco. Números que, para Daniel Seabra, comentarista de O TEMPO Sports, o credenciam para fazer parte da convocação de Carlo Ancelotti.
"Se o artilheiro do principal campeonato do Brasil não merece sequer ser observado com a camisa da seleção, não sei quem mais merece. Sempre defendi que, questão de opinião, para mim, seleção é momento. E o momento que o atacante celeste atravessa é sensacional. Ele voltou a deixar sua marca em quase todos os jogos, com ótimo posicionamento, com faro de gols. Acho que, sim, ele merece uma chance na seleção", avalia.
Além das 14 bolas na rede, o centroavante tem cinco assistências no Campeonato Brasileiro em 19 partidas. Ou seja, Kaio Jorge tem média de uma participação direta em gol por jogo na competição. Em relação a minutos, são 79 para cada participação.
Lélio Gustavo, comentarista de O TEMPO Sports, acredita que os holofotes em cima de Kaio Jorge são mais do que merecidos e que o jogador do Cruzeiro tem que estar nos próximos compromissos da seleção brasileira.
"Com certeza merece. Fazer 14 gols no Campeonato Brasileiro é um feito notável. Ele tem que ser observado de perto por Ancelotti, saber como vai se comportar nos treinos, também se vai encaixar no esquema que o treinador quer. Kaio Jorge é um camisa 9 diferente, com muita mobilidade", afirma.
Concorrência
Pensando na Copa do Mundo de 2026, Kaio Jorge precisa caminhar praticamente do zero na luta contra os concorrentes. Nomes como Pedro, que disputou o Mundial em 2022, João Pedro, que fez grande Copa do Mundo de Clubes pelo Chelsea, Endrick, do Real Madrid, e Matheus Cunha, contratado pelo Manchester United, têm mais tempo de seleção brasileira e largam na frente do cruzeirense.
"Vai depender muito do próprio Kaio Jorge. Se ele mantiver a boa fase com a camisa do Cruzeiro e conseguir aproveitar as chances na seleção (caso seja, efetivamente convocado, claro!), acredito que não há como deixá-lo de fora. Não vejo, no momento, um atacante brasileiro marcando mais gols, com melhor posicionamento e vivendo uma fase tão boa quanto ele. Se seguir assim, faz por merecer uma vaga no time de Carlo Ancelotti", comenta Daniel Seabra.
"A concorrência é muito complicada. Kaio Jorge está fazendo a melhor temporada na carreira, mas ainda não teve uma sequência de temporadas brilhando, como já tiveram Pedro, João Pedro e Endrick, por exemplo. O João Pedro, por exemplo, está há anos na Inglaterra. O Endrick já conseguiu fazer os gols dele no Real Madrid. O próprio Matheus Cunha, que é um jogador versátil. Então ele está muito atrás dessa concorrência aí para mim", diz Lélio.