Após duas desagradáveis atuações em Belo Horizonte, o Cruzeiro voltou a dar alegria para a sua torcida, desta vez, jogando no Rio de Janeiro. Na tarde deste domingo (3/9), o time mineiro venceu o Botafogo por 2 a 0 no Rio de Janeiro e reassumiu a liderança do Brasileirão Série A.

Os gols da Raposa foram marcados no primeiro tempo. O meio-campista Christian foi o primeiro a balançar as redes do Nilton Santos, após cruzamento do lateral-esquerdo Kaiki; já o segundo saiu do pé do meia e camisa 10, Matheus Pereira, após linda jogada do centroavante Kaio Jorge.

Com esse resultado, válido pela 18ª rodada da competição, o clube celeste chegou aos 37 pontos, ultrapassando o Flamengo, com 36 e duas partidas a menos. Ainda na noite deste domingo, o Urubu visita o Ceará.

O triunfo do Cruzeiro manteve alguns tabus sobre o Botafogo. Desde 2016, o clube não perde para o Glorioso; e a última derrota no Nilton Santos aconteceu em 2011, ou seja, há 14 anos. Curiosamente, o último time a ganhar dos cariocas no local pelo Campeonato Brasileiro foi justamente o Cruzeiro, em 2024, com um magnífico 3 a 0.

Em relação à escalação, o treinador português Leonardo Jardim não provocou surpresas, montando o time considerado titular. A única baixa foi do lateral-direito Fagner, que sofreu uma fratura na perna direita e ficará afastado por algumas semanas.

Jogo

Os minutos iniciais foram de mais posse de bola alvinegra, indicando que o time visitante deveria explorar os lances de velocidade. Mas tanto em contra-ataques, quanto em trabalho cauteloso, o Cruzeiro dominou o primeiro tempo.

Aos 22 minutos, o primeiro gol. John saiu jogando mal; Matheus Pereira, na intermediária, teve tempo para pensar e tocar para Kaiki, que vinha correndo pela esquerda; o lateral cruzou para a área e encontrou Christian, que empurrou para o fundo das redes.

Alguns minutos depois, um susto: o árbitro marcou pênalti para o Glorioso por uma suposta falta de Villaba sobre Artur na área. Após revisão no VAR, a marcação foi anulada. O fato parece ter motivado o elenco celeste a ampliar o placar.

Aos 40 minutos, após escanteio dos mandantes, Kaio Jorge pegou a sobra, partiu do campo de defesa e atravessou o gramado até chegar à linha de fundo oposta. Lá, cruzou para o 'gelado' camisa 10 estrelado, que bateu de direita fortemente no alto do gol.

Na segunda etapa, o Botafogo, com diversas alterações, passou a assumir o controle do jogo e ir com mais afinco ao ataque, fazendo o goleiro Cássio passar por alguns apuros. Mais bem postado defensivamente, o Cruzeiro se tornou mais cauteloso e conseguiu segurar a vantagem.

Futuro

O próximo compromisso do Cruzeiro será pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Após empatar por 0 a 0 com o CRB em Belo Horizonte, as equipes se reencontram na quinta-feira (7/8), às 21h, em Maceió.

Já pelo Brasileirão, a próxima partida será diante do Santos, em casa. O duelo está marcado para domingo (10/8), 18h30, no Mineirão.

Ficha técnica

O quê: Botafogo 0 x 2 Cruzeiro

Motivo: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A

Quando: domingo, 3 de agosto de 2025, às 16h (de Brasília)

Onde: estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro-RJ

Botafogo: John; Vitinho, Kaio Fernando (David Ricardo), Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Marlon Freitas, Allan (Newton) e Álvaro Montoro; Jefferson Savarino, Artur (Joaquín Correa) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti

Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Matheus Henrique) e Matheus Pereira (Eduardo); Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge (Lautaro Díaz). Técnico: Leonardo Jardim

Arbitragem: Matheus Delgado Candançan (SP); Alex Ang Ribeiro (SP) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO). VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (PE)

Gols: Christian, aos 22' do 1ºT; Pereira, aos 40' do 1ºT (CRU)

Cartões amarelos: Barboza, Allan e Correa (BOT); Christian e Kaiki (CRU)