Uma das protagonistas do time feminino do Cruzeiro, a atacante Byanca Brasil comemorou muito a classificação inédita das Cabulosas à final do Campeonato Brasileiro. Mesmo perdendo para o Palmeiras por 2 a 1 no Independência, a vaga foi conquistada neste domingo (31/8) já que a Raposa havia vencido o primeiro jogo em São Paulo por 3 a 1.

Emocionada, Byanca disse que desde o início do campeonato a equipe tinha objetivos muito claros: a classificação na primeira fase entre os quatro primeiros colocados, depois a vaga entre os semifinalistas e, por fim, a final inédita e o passaporte carimbado para a estreia na Libertadores de 2026. Na primeira fase, o Cruzeiro acabou fazendo a melhor campanha e avançou em primeiro.

“Nem nos melhores sonhos eu imaginei que seria tão rápido assim, mas é o trabalho em conjunto. Essa final não foi dada para a gente. Nós buscamos, trabalhamos. Esse trabalho fez a gente chegar nesse dia tão sonhado ao lado da nossa torcida. Esse é o time mais trabalhador que eu já joguei na minha vida. Tenho muito orgulho disso, estamos construindo um legado”, destacou a camisa 10 da Raposa em entrevista ao SporTV após a partida.

A jogadora também enalteceu a parceria com a Nação Azul, que levou 13.533 torcedores ao Independência e estabeleceu o recorde de público não só em um jogo das Cabulosas, mas também em uma partida de futebol feminino entre clubes disputada em Minas Gerais.

“Estamos construindo essa história e não tem casamento melhor com a torcida. Espero eles nessa grande final e a gente não vai parar por aqui.

Final inédita

As datas dos confrontos entre Cruzeiro e Corinthians, que vão decidir que levanta o troféu do Campeonato Brasileiro feminino, já estão definidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os times fazem a primeira partida da final em São Paulo em 7 de setembro, feriado nacional pelo Dia da Independência. Por terem feito a melhor campanha da fase de classificação, as Cabulosas jogam a segunda e decisiva partida em casa.

A final promete ter dois duelos emocionantes, já que reúne as duas melhores equipes da primeira fase. O Cruzeiro liderou a etapa de classificação, perdendo apenas uma partida em 16 rodadas, justamente para o adversário da decisão, que ficou na vice-liderança.