Na briga pelo título do Campeonato Brasileiro e com vaga para as semifinais da Copa do Brasil bem encaminhada, o Cruzeiro de Leonardo Jardim tem atingido resultados acima das expectativas e tem caído nas graças do torcedor.

Kaio Jorge, com 18 gols marcados na temporada e convocado para a seleção brasileira, chama atenção pela veia goleadora. Mas a equipe de Leonardo Jardim também tem se destacado pelo sistema defensivo difícil de ser batido.

Com 15 gols sofridos no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem a terceira melhor defesa da competição, atrás apenas do líder Flamengo, que sofreu dez, e do quinto colocado Botafogo, com 13. Das 22 partidas no Brasileirão, o Cabuloso não foi vazado em dez.

Os números são ainda melhores na Copa do Brasil. A Raposa é o único time que está nas quartas de final da competição e ainda não sofreu gols. Na partida de ida contra o Atlético, na Arena MRV, a defesa passou ilesa, com destaque para as atuações de Fabrício Bruno e Villalba. São cinco jogos sem ser vazado.

Força fora de casa

A força defensiva do Cruzeiro não é mostrada apenas nos jogos no Mineirão. Nas últimas dez partidas fora de casa, somando confrontos por Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, a equipe celeste sofreu gol apenas no empate em 1 a 1 contra o Mirassol. Neste período, o time comandado por Leonardo Jardim acumula sete vitórias e três empates.

Convocação

O bom momento da defesa cruzeirense se refletiu na última convocação da seleção brasileira. Para os confrontos contra o Chile e a Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, Carlo Ancelotti colocou Fabrício Bruno, zagueiro da Raposa, na lista final com 25 nomes.

Revelado pelo Cruzeiro, Fabrício Bruno retornou ao clube no início deste ano, com 38 partidas disputadas. E o zagueiro não se destaca apenas no setor defensivo. O camisa 15 já balançou as redes três vezes, com direito a um golaço que abriu a vitória por 2 a 0 contra o Atlético, nas quartas de final da Copa do Brasil.

Perto de voltar

Na sexta-feira (29/8), o Cruzeiro divulgou que João Marcelo foi liberado pelo departamento médico e passa a seguir a rotina da equipe celeste.

Sem atuar desde fevereiro, o zagueiro precisou passar por uma cirurgia no joelho direito. No confronto contra o Uberlândia, pelo Campeonato Mineiro, no dia 2, o jogador teve uma contusão multiligamentar associada a traumatismos meniscais.