Para a estreia do Cruzeiro na temporada 2023, o técnico Paulo Pezzolano relacionou 21 atletas. Destes, apenas dois estiveram na estreia do Campeonato Mineiro do ano passado contra a URT: o goleiro Rodrigo Bazilio e o zagueiro Eduardo Brock, remanescentes da primeira partida de 2022.

Filipe Machado também participou da vitória da Raposa sobre o Trovão Azul, na temporada passada, mas desta vez não pôde ser relacionado por Pezzolano, pois ainda está aprimorando a parte física após passar por uma cirurgia no pulmão. O meia João Paulo também ficou fora da lista de relacionados, mas por opção da comissão técnica.

O time que estreou no Mineiro do ano passado teve: Denyvis; Rômulo, Mateus Silva, Eduardo Brock (Geovane Jesus) e Rafael Santos (Gabriel Dias); Filipe Machado, Marco Antônio (Willian Oliveira), João Paulo e Giovanni (Bruno José); Waguininho e Thiago (Edu). 

Após a reformulação no elenco, Pezzolano relacionou 10 dos 14 contratados, que poderão vestir a camisa celeste pela primeira vez no duelo contra o Patrocinense: Neris, Reynaldo, Igor Formiga, Wallison, Ramiro, Mateus Vital, Nikão, Matheus Davó, Rafael Bilu e Wesley.

Apenas o goleiro Anderson, o lateral-direito William, o volante Fernando Henrique e o atacante Gilberto não estão à disposição do treinador uruguaio. William está em fase final de recuperação de uma lesão no joelho direito, Anderson fraturou uma costela, Fernando Henrique terá que passar por uma cirurgia no joelho direito, e Gilberto ainda é aguardado em Belo Horizonte.

O Cruzeiro estreia no Campeonato Mineiro neste sábado (21), às 19h, contra o Patrocinense, em Patrocínio.