O atacante Rafael Bilu, de 23 anos, assinou contrato com o Cruzeiro até julho de 2023. O vínculo terá duração de apenas seis meses, mas poderá ser prorrogado até o final da temporada, caso o jogador atinja metas de jogos com a camisa celeste.
Segundo apurou a reportagem, com uma fonte ligada ao clube celeste, a comissão técnica de Paulo Pezzolano irá avaliar o desempenho do jogador. Essa situação também aconteceu com os atacantes Rafa Silva, que teve uma pubalgia enquanto jogava na China, e depois ficou longe dos gramados devido a Covid, e Juan Christian, que se recuperava de uma lesão no púbis.
A chegada de Rafael Bilu, que se recupera de uma lesão no joelho esquerdo, já havia sido antecipada pelo diretor de futebol da Raposa, Pedro Martins.
"O Rafael Bilu está lesionado. Acabou o contrato dele no Criciúma e ele está vindo porque foi identificado por ele, e pelo staff dele, que o Cruzeiro é muito bom nisso (recuperar lesões). E a gente falou: 'claro, venha se recuperar'. Então, essa é uma oportunidade de olhar o atleta de perto e entender como está a lesão dele, a cabeça dele”, disse o dirigente ao podcast Cabuloso.
“Existe uma outra linha de jogadores que monitoramos que são oportunidade de mercado. O Juan Christian foi isso. Ele veio se tratar no Cruzeiro, porque temos uma equipe de profissionais. A área de saúde do Cruzeiro é muito boa, então pela equipe que temos, o nível de cuidado, a forma que tratamos o atleta já está sendo reconhecida no mercado. Os próprios empresários ou atletas pedem para se recuperar aqui. Foi assim com Juan, o próprio Rafa (Silva) chega para se recuperar de uma lesão e depois sentamos para ajustar o contrato. O Rafael Bilu é exatamente isso”, acrescentou Pedro Martins.
Contratos por produtividade não são novidade no futebol, seja pela idade do jogador ou por lesão. Recentemente, o atacante Lewandowski assinou com o Barcelona nesses termos. O mesmo aconteceu com Luis Fabiano na Ponte Preta e Ricardo Oliveira no Santos.
Revelado pelo Corinthians, Rafael Bilu já atuou pelo América, CSA, Mirassol, Juventude, além do Criciúma, clube em que atuou em 2022. Pela equipe catarinense, o atacante fez 21 jogos e marcou um gol. Em junho deste ano, ele sofreu uma lesão parcial do ligamento cruzado do joelho esquerdo.