Uma estatística chama a atenção e ajuda a ilustrar a dificuldade do ataque do Cruzeiro em balançar a rede. Na pior fase da carreira e afastado justamente por isso, o centroavante Gilberto é o segundo jogador com mais participações em gols celestes no ano.
Isolado em primeiro lugar está Bruno Rodrigues, com dez bolas na rede e seis assistências. Um abismo separa o atacante dos outros atletas nesse quesito. Gilberto, que vem logo depois, tem sete colaborações, sendo garçom uma vez e marcando gol em seis oportunidades.
Na atual temporada, o ex-Bahia fez três gols sobre o Villa Nova, pela fase classificatória do Campeonato Mineiro, além de dois contra o América e um diante do Red Bull Bragantino, ambos pelo Campeonato Brasileiro.
Gilberto disputou 32 jogos em 2023 e, após quatro meses de jejum, foi afastado pela Raposa. A partida mais recente que disputou foi a derrota por 1 a 0 para o Fluminense, em 20 de setembro. O último gol marcado por ele foi na vitória por 4 a 0 sobre o América, em 14 de maio.
O Cruzeiro tem o pior ataque do Brasileirão, com 28 gols em 30 duelos. Problema que tem atrapalhado a equipe de se livrar do risco de rebaixamento. Em 16º lugar, com 37 pontos, o time celeste está três à frente do Vasco, primeiro da zona da degola. A Raposa disputou um jogo a menos.
Cinco jogadores do Cruzeiro com mais participações em gols em 2023
Bruno Rodrigues: 16 participações (10 gols e 6 assistências)
Gilberto: 7 participações (6 gols e 1 assistência)
Wesley: 6 participações (4 gols e 2 assistências)
Filipe Machado: 6 participações (3 gols e 3 assistências)
Marlon: 6 participações (3 gols e 3 assistências)