Frente ao Vasco neste domingo (14), às 16h, em São Januário, o Cruzeiro inicia uma espécie de luta em busca da tranquilidade absoluta no Campeonato Brasileiro. Os 45 pontos, a margem de segurança do torneio, podem parecer muito pouco para o nível do elenco celeste, mas atingi-lo o quanto antes é necessário, até mesmo para planejar os próximos passos. O pensamento, claro, está voltado à decisão da Copa do Brasil, na quarta-feira, contra o Corinthians. Mas garantir uma posição estável na tabela de classificação do torneio nacional é também uma das missões da Raposa.
Com 37 pontos e um jogo a menos, o time encara uma sequência de partidas contra times na parte debaixo da tabela. Depois do Vasco, o Cruzeiro ainda terá pelo caminho Chapecoense, Ceará, Paraná e o clássico contra o América.
No Rio, a tática do time alternativo se fará mais uma vez presente. Não poderia ser diferente. Mas Mano recorda que essa mesma equipe conseguiu algumas proezas, como bater o Santos, em ascensão no Brasileiro.
“O Cruzeiro recentemente venceu o Santos com esse grupo aí que vai jogar. Venceu e jogou bem. É difícil vencer o Santos de qualquer maneira, e nós conseguimos vencer com esse grupo que deve jogar contra o Vasco, em sua grande maioria. Não temos preocupação quanto a isto. O fato de você estar mais abaixo na tabela ou mais acima também não muda o grau de dificuldade do jogo. Pode-se mudar a característica dependendo como a partida será jogada. Mas a gente sabe que serão duelos duríssimos contra todo mundo e tem que se fazer uma pontuação para obter tranquilidade na tabela, que é o que estamos buscando agora. Diante do Vasco, teremos uma oportunidade de fazer isto”, afirmou o técnico Mano Menezes.
O Cruzeiro vinha ocupando de forma sistemática a sétima posição do Campeonato Brasileiro durante várias rodadas, mas tal posto não foi mantido em função de resultados dos times que estão próximos na tabela. O momento é de recuperar os pontos que foram perdidos.
“A gente tem que focar no Vasco. É um confronto que precisamos vencer, uma vez que Fluminense e Santos já nos ultrapassaram. Precisamos recuperar o mais rápido possível nossa vaga na parte mais para cima da tabela”, avaliou o meia-atacante Rafinha.
Com 31 pontos, o Vasco não sabe o que é vencer há três partidas. Flertando com a zona de rebaixamento, o time carioca tende a impor dificuldades ao Cruzeiro.
“Jogar no Rio é sempre muito difícil, e a gente sabe que as coisas vão apertando com o fim do campeonato, em que cada equipe tem um objetivo. O Vasco está abaixo de nós na tabela, mas precisamos da vitória para poder subir e nos reaproximar dos primeiros colocados”, ressaltou o goleiro Rafael, confirmado como titular em São Januário.
“Acho que uma vitória no Rio, contra o Vasco, vai nos dar muita confiança para a final contra o Corinthians”, finalizou o arqueiro do Cruzeiro.
Pendurados. O Cruzeiro possui cinco atletas pendurados com dois cartões amarelos. Três deles deverão estar em campo na partida deste domingo (14): Ezequiel, Murilo e Rafael Sóbis. Os demais jogadores pendurados são Léo e Thiago Neves, atletas preservados para a final da Copa do Brasil. Apesar da suspensão de seis jogos, Sassá está liberado para jogar nesta tarde, já que a punição começa na quarta-feira.
Volta para casa. Depois do duelo com o Vasco, o Cruzeiro retorna a Belo Horizonte ainda neste domingo (14). Nesta segunda-feira (15), no período da tarde, os atletas darão sequência à programação de treinos, visando ao confronto decisivo do meio de semana. O time só embarca para São Paulo na terça-feira, véspera da final diante do Corinthians. Na quarta, o uruguaio Arrascaeta chega ao Brasil, podendo ser uma opção para o banco de reservas.
Recorde em casa. Como não vai entrar em campo neste domingo (14), o goleiro Fábio vai atingir a marca de 800 jogos com a camisa do Cruzeiro no duelo com a Chapecoense, no próximo domingo, dia 21 de outubro, em partida marcada para o Independência. Em contrapartida, o confronto deste domingo (14), no Rio, será o 11º de Rafael na temporada e o de número 106 do reserva em toda sua história no Cruzeiro.
Mais Lidas
-
Tandara é suspensa por mais dois anos após primeira punição
-
Cruzeiro se pronuncia sobre processo movido por Milton Nascimento
-
Carolana anuncia aposentadoria da seleção brasileira de vôlei
-
Botafogo x Cruzeiro: onde assistir, escalações e arbitragem
-
Mercado do Vôlei mineiro: quem chega e quem sai das equipes