O Cruzeiro deve confirmar nas próximas horas o local em que mandará o jogo com o Atlético, pela 9ª rodada do Brasileirão, no dia 3 de junho. A partida será fora de BH, já que Mineirão e Independência não estarão disponíveis na data. E o fato não é tão inusitado assim: será a 14ª vez que o maior clássico do estado será disputado longe da capital.

Até hoje, o estádio fora de Belo Horizonte que mais recebeu o confronto foi a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Em especial no período em que o Mineirão estava fechado para passar por reformas de modernização visando a Copa do Mundo de 2014.

Na Arena do Jacaré, foram sete partidas, com o time celeste levando vantagem, com quatro vitórias, um empate e duas derrotas. Neste período, o embate mais marcante no local foi o da útima rodada do Brasileirão 2011, quando o Cruzeiro corria risco de rebaixamento, mas acabaou batendo o arquirrival por 6 a 1.

O último confronto entre os rivais na Arena do Jacaré foi no Mineiro de 2012, empate em 2 a 2.

Na sequência da lista, surge o Ipatingão, em Ipatinga, que já recebeu o clássico três vezes. E por lá, o Atlético leva vantagem, com dois empates e uma vitória.

Por fim, Brasília, Uberlândia e Montevideu, no Uruguai, já sediram o clássico mineiro uma vez cada.

No Distrito Federal, os clubes fizeram um amistoso em 1960 que terminou empatado em 2 a 2. Em Uberlândia, o Atlético venceu por 4 a 3, pelo Brasileirão 2010, em duelo que entrou pela história pelos três gols do atacante Obina. Os arquirrivais também se enfrentaram no Uruguai durante o Torneio de Verão de 2009, quando o Cruzeiro venceu por 4 a 2..

Todos os clássicos disputados fora de BH

Sete Lagoas:  4 vitórias do Cruzeiro, 1 empate, 2 vitórias do Atlético
Ipatinga:  2 empates, 1 vitória do Atlético
Uberlândia: 1 vitória do Atlético
Brasília: 1 empate
Montevideu 1 vitória do Cruzeiro
Total:  5 vitórias do Cruzeiro, 4 empates, 4 vitórias do Atlético