Diante do Ituano, nesta terça-feira (5), no Novelli Júnior, em Itu, o Cruzeiro tem a chance de bater 40 pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série B. Isso deixaria a Raposa ainda mais próxima da marca histórica do Vitória, que em 2012, atingiu 44 pontos na primeira metade da competição, acumulando um aproveitamento de 77,1% dos pontos disputados. 

A Raposa ainda tem mais quatro jogos até o término do turno, sendo que serão três partidas fora de casa e uma dentro do Mineirão. O volante Machado foi questionado sobre a possibilidade de bater mais uma marca nesta impressionante jornada até então pela Série B. Mas o atleta, que vem retomando oportunidades regulares dentro do elenco, reforçou o pensamento do técnico Paulo Pezzolano, que vem pregando a importância de se pensar jogo a jogo. Portanto, na cabeça dos atletas, o foco está no duelo com o Ituano. 

"Nossa conversa é sempre o próximo jogo. O próximo jogo é o mais importante. Não pensamos lá na frente, estamos pensando na partida de amanhã, estamos treinando na partida de amanhã. Então, como o Paulo (Pezzolano) sempre vem falando, é pensar jogo a jogo. Estamos focados em fazer um ótimo jogo contra o Ituano, conseguir os três pontos e seguir evoluindo na competição", disse Filipe Machado. 

De qualquer forma, a Raposa já garantiu sua presença no G-4 da Série B até o término do turno e está a uma vitória de garantir o título simbólico da primeira metade do torneio nacional. A probabilidade atual de acesso do Cruzeiro é de 98,4%, segundo aponta o departamento de matemática da UFMG. 

Em comparação com o Vitória de 2012, o Cruzeiro tem hoje 82,2% de rendimento. Se mantiver este aproveitamento, a tendência é que a Raposa ultrapasse a marca do time baiano, chegando entre 46 e 47 pontos. 

Os números são bastante expressivos, tendo em vista que na última edição da Série B, por exemplo, o Cruzeiro terminou a competição com 48 pontos em 38 jogos. Ou seja, o time de Pezzolano pode chegar praticamente ao mesmo número de pontos que fez no ano passado em apenas um turno. Em 2020, a primeira participação celeste na B foi finalizada com 49 pontos em 38 rodadas.