Líder absoluto da Série B do Brasileiro, o Cruzeiro vem estabelecendo marcas importantes e quebrando recordes. Nesta quarta-feira (20), o time  entra em campo para encarar o CSA, em Maceió, pela 19ª rodada, e pode se tornar dono da melhor campanha do turno em toda a história desde que a competição passou a ser disputada no atual formato, em 2006, em pontos corridos, com jogos de ida de volta.

Até então, o 'posto' cabe ao Vitória de 2012. Naquela temporada, a equipe baiana terminou o turno com 44 pontos. Foram 14 vitórias, dois empates e apenas três derrotas, com 35 gols marcados e 18 sofridos.

Como o Cruzeiro já tem 41 pontos (13 vitórias, 2 empates, 3 derrotas), se bater o CSA nesta quarta (20), se iguala ao Vitória de 2012 tanto em pontuação (44) quanto em número de triunfos (14). 

Se deixar o campo nesta quarta com mais três pontos, o time celeste também igualará o recorde de equipe que menos empatou no primeiro turno em uma edição da Série B. O Vasco de 2009 e o Vitória de 2012 'amargaram' igualdade no placar em apenas dois jogos. 

E a campanha celeste sob o comando do técnico Paulo Pezzolano é tão boa que, independentemente do resultado diante do CSA nesta quarta (20), o Cruzeiro já estabeleceu alguns recordes históricos na Série B.

O time já é o que tem maior vantagem sobre o vice-lider. Hoje são seis pontos de frente em relação ao Vasco, que podem subir para nove em caso de uma vitória sobre os alagoanos.

Mas o recorde ainda mais impressionante é em relação a 'folga' no G-4. O Cruzeiro já é o time que abriu maior vantagem em relação ao quinto colocado na história do turno da Série B. No momento, são 13 pontos de frente em relação ao Tombense (28 pontos), primeira equipe fora da zona de classificação à elite.

Os melhores neste quesito até então haviam sido o Vitória em 2012 (que  abriu 11 pontos de frente sobre o Goiás naquele ano) e o Palmeiras de 2013 (que também abriu 11 pontos de frente sobre o Joinville, então 5º colocado).

Por fim, se não tiver a defesa vazada diante do CSA nesta quarta (20), o Cruzeiro ficará atrás apenas da Chapecoense de 2020 como equipe que sofreu menos gols na história de um turno da Série B. Naquela edição o Braga levou apenas cinco gols. Até aqui, a Raposa levou nove. 

Desde 2006, todos os times que fizeram 40 pontos ou mais no primeiro turno da Série B terminaram a competição com o acesso à elite.

 


RECORDES DA RAPOSA NA SÉRIE B:

Já conquistados:
-
Maior vantagem sobre o vice-lider: 6 pontos, podendo chegar a 9
- Maior vantagem sobre o G-4: 13 pontos, podendo chegar a 16

Se vencer o CSA:
- Iguala o Vitória de 2012 como melhor campanha (44 pontos)
- Iguala o Vitória de 2012 com maior número de vitórias (14)
- Iguala o Vitória de 2012 e o Vasco de 2009 como equipes com menos empates (2)