Organizadas do Cruzeiro se reuniram na Toca da Raposa 1 e especula-se que o novo projeto apresentado para os mascotes do Cruzeiro seja suspenso.
No dia do aniversário de 20 anos do Raposão, o clube apresentou uma nova roupagem que não agradou à torcida. Segundo apuração de O Tempo Sports, a assessoria celeste ainda fará um pronunciamento sobre a reunião.
Em nota, as organizadas, que participaram da reunião, afirmaram que um representante de cada torcida do clube esteve presente no encontro e o Cruzeiro foi representado por Enrico Ambrogini, diretor de operações do clube.
"A gestão reconheceu o erro na alteração e mudança do nosso mascote. Assumiram também a responsabilidade e afirmaram que será realizada a criação de uma carta pedindo desculpas para os torcedores pela maneira como fomos desrespeitados e ironizados", diz a nota.
Entenda
Em comemoração ao aniversário de 20 anos do lançamento do Raposão, o Cruzeiro resolveu dar uma nova cara a seus mascotes. Mas as imagens divulgadas pela primeira vez pelo clube na manhã da última quinta-feira (23) provocaram a 'ira' da China Azul.
Nas redes sociais, a maior parte dos torcedores não aprovou a mudança. Muitos, inclusive, criticaram o fato de o clube ter mudado até mesmo a cor dos mascotes, 'embranquecendo' o Raposão e o Raposinho.
Também segundo o clube, para o novo projeto, "o Cruzeiro buscou referências no mascote original criado pelo cartunista Mangabeira, em 1945. Agora, o novo Raposão foi inspirado em uma raposa-vermelha, de pelagem dourada-alaranjada e o Raposinho em uma raposa-anã, com pelos mais escuros. Os mascotes foram desenhados pelo artista mineiro Camaleão".
Até o momento, o departamento de marketing do Cruzeiro ainda não se manifestou a respeito da reação negativa da torcida sobre a mudança dos mascotes.
Histórico
O Raposão foi criado em março de 2003, em uma iniciativa liderada por Paulo Nélio, então diretor de marketing do Cruzeiro. A estreia veio no jogo seguinte ao da conquista do título mineiro daquele temporada. Já o Raposinha foi criado em 2008, então na gestão do diretor de marketing Antônio Claret.
Já na numeração da camisa, o Raposão usa o 102, a idade do Cruzeiro (fundado 2 de janeiro de 1921). Já na camisa do Raposinho, aparece o número de títulos do clube: 79 quando está acompanhando o time masculino e 01 quando está com o time feminino.