Titular do Cruzeiro aos 24 anos, o lateral esquerdo Rafael Santos já tem a vivência necessária para saber que no mundo da bola não se pode 'passar o carro na frente dos bois'. Com a tranquilidade de um veterano, ele afirma ser cedo para projetar uma possível semifinal do Campeonato Mineiro, pois a equipe ainda não está nem mesmo classificada matematicamente.
"A gente vai um passinho de cada vez. A gente tem dois jogos importantes pela frente. Tem o Campeonato Mineiro (Pouso Alegre e Patrocinense) e também tem a Copa do Brasil (Tuntum), então a gente vai um passinho de cada vez. Sempre buscando a classificação, claro. Depois que a gente já estiver classificado é que a gente vai pensar na semifinal", afirmou.
No momento, o Cruzeiro é o terceiro colocado no estadual, com 19 pontos.; Com a mesma pontuação, o Athletic é o segundo, por ter melhor saldo de gols (9 contra 7). O Atlético lidera com 21.
Questionando se ainda é possivel terminar a fase de classificação ao menos na segunda colocação, Rafael Santos tentou manter a coerência em seu discurso.
"Creio que sim. A gente vem fazendo um bom trabalho no decorrer do campeonato. Mas a gente tem jogos importantes ainda a fazer em busca da classificação. Então a gente vai continuar trabalhando forte, em busca da classificação e só depois pensar na semifinal. Daqui pra frente é um passinho de cada vez. Só isso", reforçou.
Até aqui, Rafael Santos foi titular em oito das dez partidas disputadas pelo Cruzeiro sob o comando do técnico Paulo Pezzolano. Revelado na base celeste, ele demonstra ter evoluído após passagens por empréstimos a Inter de Limeira e Ponte Preta. É o atual líder de assistências da Raposa na temporada, com quatro passes para gols.
Na luta direta com o Cruzeiro, o Athletic terá parada dura pela frente no domingo: encara a Caldense, em Poços de Caldas. Com 18 pontos, a Veterana está na quarta colocação e pode até ultrapassar o próprio Athletic. Quem vencer já se garante entre os semifinalistas.
Na última rodada, o Athletic recebe o Villa Nova em São João del Rei. Com 12 pontos, o Leão do Bonfim não tem mais chances de ficar entre os quatro que avançam às semifinais, mas também não corre risco de rebaixamento.