A CBF divulgou na tarde desta sexta-feira (9) o áudio da cabine do VAR no lance em que Edu teve seu gol anulado no empate com o Ituano por 1 a 1, na útima terça-feira (5), em jogo atrasado da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A Comissão de Arbitragem da CBF anunciou que os responsáveis pelo VAR na partida passarão por reciclagem. 

"A Comissão de Arbitragem informa que os árbitros assistentes de vídeo e o Gerente de Qualidade envolvidos na partida entre Ituano e Cruzeiro serão encaminhados ao Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem (PADA)", disse a CBF, em comunicado. 

O lance foi bastante constestado pelo Cruzeiro, com Edu qualificando a marcação como inadmissível. A diretoria celeste, por meio do CEO Gabriel Lima, também ressaltou a indignação pela decisão da arbitragem, comunicando após a partida que iria até a CBF protestar. Ronaldo também ironizou a arbitragem. 

Clique aqui e veja a análise completa do VAR

Pathrice Wallace Corrêa Maia foi o árbitro de vídeo no confronto, com Carlos Henrique Cardoso de Souza sendo o AVAR e Gilberto Corrale como observador de VAR. 

Os três erraram na análise do lance, recomendando o impedimento e prejudicando o Cruzeiro. As linhas foram traçadas de forma totalmente equivocada e, mesmo assim, é possível ouvir a orientação ao árbitro de campo, Bruno Arleu, de que Edu estava impedido.