Técnico do Cruzeiro, o uruguaio Paulo Pezzolano já deu o recado antes mesmo da estreia da Raposa: durante coletiva na Toca, o comandante celeste avisou que os jogadores que atuaram pouco na temporada passada seguirão 'em avaliação'.
De fato, no atual grupo do Cruzeiro estão jogadores que foram pouco acionados por Pezzolano em 2022, tendo feito menos de dez partidas no ano.
Alguns deles tiveram poucas oportunidades de jogar porque já chegaram ao clube na reta final da temporada. Outros porque, vindos da base, foram incorporados ao grupo principal. Também há caso de jogador que teve a sequência prejudicada por lesões.
Os laterais Wesley Gasolina e Marquinhos Cipriano se enquadram no primeiro caso. Contratados pelo Cruzeiro no final da janela de transferências de agosto, ainda tiveram que esperar ser regularizados na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
No caso de Cipriano, a situação foi ainda mais complicada, já que o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, onde o lateral estava atuando, não queria liberar o atestado de transferência internacional do atleta.
Do grupo revelado na base celeste, o lateral esquerdo Kaiki, o volante Xavier e o zagueiro Ruan Santos passaram a ser acionados por Pezzolano apenas na reta final da Série B do Brasileiro, deixando boa impressão.
Já os atacantes Stênio e Juan Christian tiveram problemas de ordem médica. Após voltar de empréstimo ao Torino, da Itália, Stênio sofreu com uma lesão muscular e depois com uma luxação no ombro.
Juan Christian, por sua vez, chegou ao Cruzeiro ainda em fase final de recuperação de uma lesão na coxa. Assim, ficou à disposição do treinador apenas mais a partir da reta final do ano.
Os únicos que não atuaram mais por opção técnica mesmo foram o zagueiro Luís Felipe, contratado junto ao PSV, da Holanda, e o goleiro Rodrigo Bazilio.
No caso do goleiro, a dificuldade de atuar era ainda maior, afinal, o titular Rafael Cabral quase não deu 'brechas' para a concorrência interna. Além disso, nas poucas vezes em que não atuou, foi substituído por Denivys (dois jogos), Gabriel Mesquita e Ezequiel (uma partida cada).
Jogadores do elenco do Cruzeiro pouco acionados em 2022:
Wesley Gasolina (lateral direito) - 9 jogos
Marquinhos Cipriano (lateral esquerdo) - 7 jogos, 2 assistências
Kaiki (lateral esquerdo) - 6 jogos, 1 assistência
Stênio (atacante) - 5 jogos, 2 gols
Juan Christian (atacante) - 4 jogos, 1 assistência
Luís Felipe (zagueiro) - 3 jogos
Xavier (volante) - 3 jogos
Ruan Santos (zagueiro) - 1 jogo
Rodrigo Bazilio (goleiro) - nenhum jogo