Embalado por uma série de sete vitórias seguidas e sete jogos sem saber o que é tomar gols, o Cruzeiro terá nesta sexta-feira (2) mais uma oportunidade para se firmar ainda mais como o grande líder do Campeonato Brasileiro Série B. O time enfrenta o Operário, 7º colocado na classificação, às 21h30, no Paraná.

Assim como o adversário, a Raposa teve uma semana inteira para se preparar, visto que o último confronto foi na sexta-feira passada, na vitória suada sobre o Criciúma, em Santa Catarina. O técnico Paulo Pezzolano terá voltas importantes, mas também sofrerá com desfalques que fazem a diferença.

Edu se recuperou de lesão durante a semana e pode ser titular ou começar no banco. O zagueiro Zé Ivaldo retorna de suspensão, mas os defensores Lucas Oliveira e Geovane Jesus ficam de fora também pelo número acumulado de cartões amarelos. A tendência é que o Cruzeiro não mantenha o esquema com três zagueiros, assim como foi contra o Tigre, pois a comissão só tem à sua disposição, além de Oliveira, Eduardo Brock e Pedrão, oriundo das categorias de base e que ainda não estreou – Wagner Leonardo continua no Departamento Médico.

Leia mais: conheça o motivo de o Cruzeiro treinar em cidade diferente do local do jogo

"Nenhum jogador gosta de ficar de fora. Eu mesmo não gostei de ter levado o terceiro cartão. Nenhum jogador gosta de fazer falta. Um erro bobo meu que eu cometi e que eu assumo que fiz falta, e o professor sempre me cobra para não fazer falta besta. Agora, é fazer de tudo para evitar, para não fazer falta besta e evitar os cartões. E sobre o Oliveira, quem o professor escolher para jogar será fundamental, todos são importantes", afirmou Zé Ivaldo em entrevista coletiva.

A única derrota que o clube estrelado tem no torneio foi justamente fora de casa, para o Bahia, na estreia. Em compensação, ganhou de Chapecoense e Náutico, além do Criciúma, atuando longe de Belo Horizonte.

Liderança e G-4

Com 22 pontos, é impossível o Cruzeiro perder sua liderança no Brasileirão, independentemente do seu resultado e dos outros jogos da rodada. Sobre ficar entre os quatro primeiros, a permanência ainda está longe de ser ameaçada.

Operário

Próximo ao meio da tabela com 12 pontos, o time do Operário, que é comandado por Claudinei Oliveira, ainda está indefinido para encarar a Raposa. O clube de Ponta Grossa vem de derrota para o Londrina por 2 a 1, fora de casa.

O técnico terá novamente à sua disposição o meia Fernando Neto, um dos jogadores mais importantes do time, que volta de lesão. Porém, atletas como André Lima, Tomas Bastos, Ricardinho, Marcelo e Giovanni Pavani disputam posição no meio.

Leia mais: Operário tem um dos artilheiros da Série B

"É hora de ter equilíbrio e montar a melhor equipe para enfrentar o Cruzeiro, um time de grande porte. A gente vai estudar com calma o adversário e montar o time mais adequado", falou Oliveira após a última partida.

FICHA TÉCNICA

O quê: Operário x Cruzeiro

Motivo: 10ª rodada do Brasileirão Série B

Quando: sexta-feira, 3 de junho de 2022 às 21h30 (de Brasília)

Onde: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa-PR

Provável Operário: Vanderlei; Arnaldo, Thales, Reniê e Fabiano; Ricardinho, André Lima (Tomas Bastos), Fernando Neto e Marcelo; Silvinho e Paulo Sérgio. Técnico: Claudinei Oliveira

Provável Cruzeiro: Rafael Cabral; Rômulo, Eduardo Brock, Zé Ivaldo e Rafael Santos (Matheus Bidu); Willian Oliveira, Neto Moura e Fernando Canesin (Léo Pais); Jajá, Luvannor e Edu (Rafa Silva). Técnico: Paulo Pezzolano

Arbitragem: Ramon Abatti Abel (SC); Kleber Lucio Gil (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC). VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)

Transmissão: SporTV, Premiere e rádio Super