Depois de 17 anos, o Cruzeiro volta a encontrar o Sergipe pela Copa do Brasil. Até então, a única vez pelo torneio nacional aconteceu em dois confrontos exatamente pela primeira fase da competição de 2005. No primeiro jogo, no Batistão, em Aracaju, a Raposa, então comandada pelo técnico Levir Culpi, venceu por 1 a 0, gol do zagueiro Marcelo Batatais, em jogo realizado no dia 2 de fevereiro.
A partida da volta aconteceu no dia 16 do mesmo mês, com o Cruzeiro se impondo no Mineirão e aplicando um 7 a 0 para cima do clube sergipano. Em grande noite, o atacante Fred, hoje no Fluminense, marcou quatro gols naquele confronto. Completaram para a Raposa Athirson, Adriano Gabiru e Jean, atacante que fazia dupla com Fred.
A Raposa chegou na semifinal daquela Copa do Brasil, mas mesmo vencendo no Mineirão por 3 a 2, o time foi eliminado pelo Paulista de Jundiaí no agregado. A equipe do interior paulista faturou aquela edição da Copa do Brasil ao superar o Fluminense na decisão.
Histórico geral Cruzeiro x Sergipe
Nos anos 1970, de acordo com a Cruzeiropédia, o time estrelado enfrentou o Sergipe em outras duas oportunidades. A primeira foi em um amistoso em 1970, no dia 13 de maio, com os times empatando por 1 a 1, em Aracaju. O segundo compromisso à época foi em 1972, pela primeira fase do Campeonato Brasileiro, com a Raposa vencendo por 1 a 0, gol de Roberto Batata. A partida também foi em Aracaju.
Na capital sergipana, a história do confronto mostra 3 jogos, com duas vitórias celestes e um empate. Em BH, a Raposa venceu o único confronto entre os times.