Bastidores

Demissão de Pepa: tudo sobre clima na Toca, vinda de Ronaldo e novo treinador

Expectativa é que Ronaldo desembarque em BH na quarta-feira (30) e fale sobre o novo treinador

Por Dimara Oliveira, Paula Coura e Raphael Nobre
Publicado em 29 de agosto de 2023 | 16:25
 
 
 
normal

A demissão do técnico Pepa do Cruzeiro, nesta terça-feira (29), fechou, ao que parecia ser, um ciclo de insatisfação dentro da Toca da Raposa. Nos bastidores, com fontes ligadas ao clube, a informação era que o português já não era mais unanimidade entre o elenco. Suas decisões em campo começaram a ser questionadas pelos próprios jogadores e, nas últimas entrevistas coletivas, o nervosismo com a situação começou a transparecer. 

Tudo isso somado aos resultados, que desapareceram. Há sete jogos sem vencer, a Raposa foi se distanciando dos líderes do Brasileirão, o que começou a irritar a China Azul. No último sábado, membros da Máfia Azul, principal organizada do Cruzeiro, foram até a porta da Toca cobrar por raça do time em campo

A derrota para o Grêmio por 3 a 0 esquentou ainda mais o clima de tensão no elenco estrelado. Durante a coletiva de imprensa após o jogo, Pepa chegou a dizer que, “se pudesse trocar dez jogadores no intervalo, teria trocado dez”. Esse rodízio no elenco, inclusive, era uma das cobranças do torcedor.

Das 21 rodadas disputadas até então pelo Brasileirão, em sete delas o treinador não fez as cinco substituições a que tem direito. E, quando optava pela troca, na maioria das vezes, era troca de jogadores da mesma posição, que não mudaria o esquema tático em campo. 

Saídas

Fontes ligadas ao Cruzeiro também informaram que, diante desse cenário, alguns jogadores teriam optado por deixar o clube, como Daniel Jr. (sondado no futebol russo), Henrique Dourado (que já se desligou) e Wallisson (em negociação com time Português). Além disso, os que estão no elenco não estariam totalmente #fechadoscomPepa. 

O que diz Pepa

A reportagem de O TEMPO Sports entrou em contato com o treinador Pepa. Sem detalhes, ele apenas respondeu que falará sobre o assunto nesta quarta-feira (30), em pronunciamento nas redes sociais.

Quem vem?

O nome mais cotado para assumir a vaga é do de Alex, Talento. Após negativa de Antonio Oliveira, atual técnico do Cuiabá, o perfil do novo treinador pode ter deixado de ser um mistério. Com 42 anos, Oliveira é da nova geração, tal como Alex, de 45 anos. O Talento, inclusive, chegou a fazer um período de observação com o Abel, no Palmeiras, e com Pepa, no Cruzeiro, em julho passado. Como treinador, o eterno ídolo da China Azul começou nas categorias de base do São Paulo, onde comandou o sub-20. No início do ano, foi o técnico do Avaí, no Campeonato estadual.

Além dele, veja a situação de outros treinadores livres no mercado brasileiro

Ronaldo em BH

O dono da SAF do Cruzeiro deve desembarcar em Belo Horizonte na quarta-feira (30). A expectativa é que ele fale mais abertamente sobre a demissão de Pepa e anuncie o novo treinador do Cruzeiro. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!