Em 11 jogos disputados neste ano, o Cruzeiro já marcou 25 gols, uma média de aproximadamente 2,27 por confronto. Desses, nove foram feitos por jovens oriundos das categorias de base do clube – ou seja, 36%.
O artilheiro entre os garotos é a maior esperança da torcida celeste: o atacante Vitor Roque, de apenas 17 anos, com quatro tentos feitos. Ele subiu ao time profissional em definitivo em 2022.
Em seguida vem Thiago, de 20 anos, que balançou as redes em três oportunidades. Ele chegou ao sub-20 em 2019 e subiu de categoria no ano seguinte – mês passado, foi vendido para o Ludogorets, da Bulgária.
O meia Daniel Júnior, outra joia estrelada e que tem 19 anos, fez dois gols nesta temporada. Destaque na Copinha, ele também foi promovido nesta temporada pelo técnico Paulo Pezzolano.
Base
A valorização dos "juniores" faz parte da mentalidade que vem sendo enraizada no clube, tanto pela comissão uruguaia quanto pela gestão de Ronaldo. Dos 31 atletas no elenco, 12 começaram na Toquinha, ou seja, 38%.
São eles: os goleiros Denivys e Gabriel Brazão (voltou após passagem pela Europa), o lateral-direito Geovane Jesus, o zagueiro Weverton, os meias Adriano, Miticov, Marco Antônio, Vitinho, Ageu e Daniel Júnior e os atacantes Jhoseffer e Vitor Roque.
Atitude tomada que busca melhorar o desempenho de quem sobe e ser melhor observado por Pezzolano é a de levar o sub-20 para a Toca da Raposa II de forma permanente.
Geral
O maior artilheiro do Cruzeiro na temporada é o atacante Edu, com seis gols, que veio do Brusque, onde foi o artilheiro do Brasileirão Série B no ano passado. Depois vem João Paulo (3), Giovanni (2), Filipe Machado, Bruno José, Bidu, Waguininho e Rafael Santos, todos com um.