Depois de 31 anos, o Cruzeiro voltará a enfrentar o Ituano. O único confronto entre as equipes até então aconteceu em 1991, quando a Raposa foi até o Novelli Júnior, em Itu, enfrentar o clube paulista em um amistoso. A partida acabou empatada por 1 a 1, com o gol celeste sendo marcado por Charles. A Raposa era comandada pelo mestre Ênio Andrade e tinha no seu quadro atletas como Adilson Batista, Nonato e Boiadeiro. 

O Ituano passou por longos períodos de seca, inclusive figurando fora das divisões nacionais apesar de ser um dos times mais tradicionais do interior paulista, inclusive com dois títulos estaduais em seu currículo. Esta é apenas a quinta vez que o time de Itu disputa a segunda divisão.

O Galo, como é conhecido, conseguiu o acesso à Série D em 2019, conseguiu ir para a C na mesma temporada, bateu na trave em 2020, mas foi campeão da Série C no ano passado, fazendo mais uma vez história. 

Desde 2009, a administração do Ituano foi alterada para clube-empresa. O time teve a gestão por quase 10 anos do ex-jogador Juninho Paulista, que foi revelado pelo Ituano em 1993. Ele modificou toda a administração do Galo e foi importantíssimo para mudar o patamar do clube de Itu.  Desde então, foram quatro títulos recentes, sendo três nacional e um estadual. 

Um dos marcos do time após a mudança foi a conquista do Campeonato Paulista, em 2014. Diante do comando de Doriva, o time derrotou os clubes de elite paulista e levou a inédita taça. Em 2017 e em 2022, o clube foi o campeão do interior de São Paulo.

Juninho Paulista foi pentacampeão do mundo com Ronaldo Fenômeno na Copa de 2002. Hoje ele é coordenador técnico da seleção brasileira, mas a marca de seu trabalho é até hoje sentida no time de Itu, administrado atualmente por Paulo Silvestri.

O Ituano ocupa atualmente a 16ª posição na tabela de classificação da Série B, com 17 pontos. É o primeiro time fora da zona de rebaixamento e vem de uma derrota, dentro do Novelli Júnior, para o Criciúma por 2 a 1, em jogo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. 

Ficha técnica do único Ituano x Cruzeiro

Amistosos 1991
Placar
Ituano 1x1 Cruzeiro
Súmula/Borderô não disponível
Informações
Data: domingo, 7 de julho de 1991
Local: Itu, SP
Estádio: Novelli Júnior

Árbitro: Dionísio Domingos
Público e Renda
Público pagante: 1.441
Público Presente: Não disponível
Renda Bruta: Cr$ 1.656.000,00 (preço médio: Cr$ 1.149,20 )

Escalações
Ituano
  1. Márcio
  2. Dinho
  3. Orlando
  4. Zigomar
  5. Leonel
  6. Celso
  7. Caçapava
  8. Barbieri
  9. Romeu (Reginaldo)
10. Amaral (Márcio Flores)
11. Marcinho Gol aos 6 do (1T) 
Técnico: José Galli Neto

 
Cruzeiro
  1. Paulo César (Sadi)
  2. Nonato
  3. Adilson Batista
  4. Paulão
  5. Célio Gaúcho
  6. Ademir
  7. Boiadeiro (Rogério Lage)
  8. Luiz Fernando
  9. Aélson
10. Charles, gol aos 38 do (1T)
11. Paulinho (Macalé)
Técnico: Ênio Andrade