Já são oito temporadas do zagueiro Léo vestindo a camisa do Cruzeiro. Desde a sua chegada, em 2010, vindo do Grêmio, o atleta sempre teve status de coadjuvante. Nomes mais badalados, como Leonardo Silva, Gil, Cláudio Caçapa, Victorino, Manoel e Dedé eram os mais cotados para a condição de titular. No entanto, o mineirinho de Belo Horizonte, sempre que tinha sua oportunidade, mostrava-se firme, foi ganhando o espaço e hoje é titular absoluto da equipe comandada por Mano Menezes.
A regularidade, as boas atuações e a tranquilidade para lidar com os momentos de baixa no time fizeram Léo se tornar uma das referências do clube e conquistar grandes títulos, como os Brasileiros de 2013 e 2014 e as Copas do Brasil de 2017 e 2018. “O Léo é um dos profissionais mais dedicados que temos no grupo. Trabalha a parte muscular sempre de maneira impecável. Tem que valorizar esses atletas. É por isso que o Cruzeiro é um dos maiores ganhadores da década. Porque tem profissionais que encaram os momentos difíceis e grandiosos sem perder a linha”, disse o técnico Mano Menezes, domingo (21), após a vitória contra a Chapecoense.
Porém, até chegar ao status de titular, o zagueiro teve que ter paciência. A primeira temporada com mais regularidade veio em 2012, quando atuou em 72,41% das partidas. Em alguns jogos, ele teve que atuar improvisado como lateral-direito. Em 2014, a regularidade de Léo, que esteve em campo em 63,1% das partidas, conseguiu barrar o badalado Manoel, que chegou com moral do Atlético-PR, sendo adquirido por mais de R$ 7 milhões. Com a dupla Léo e Dedé, o Cruzeiro conquistou o bicampeonato brasileiro consecutivo.
Nas temporadas seguintes, Léo perdeu um pouco de espaço, que só foi retomado em 2017 e 2018. No ano passado, o zagueiro atuou em 74,7% dos jogos, sendo peça importante na conquista da Copa do Brasil. Neste ano, a titularidade dele se manteve, e o jogador esteve em campo em 80% dos jogos celestes até o momento.
Os bons serviços prestados por Léo fizeram a Raposa renovar o contrato do zagueiro, no início desta temporada, até o fim de 2020.