Cruzeiro e Palmeiras empataram em 1 a 1, nesta quarta-feira (6), em partida válida pela 38ª e última rodada do Brasileirão. Com o resultado, a equipe celeste soma 47 pontos, e encerra o campeonato em 14º lugar, com vaga garantida na Copa Sul-Americana. Já o Palmeiras confirmou o favoritismo e se consagrou mais uma vez campeão brasileiro, encerrando a disputa com 70 pontos.
Em jogo disputado, com muitas tentativas de finalização na primeira etapa para ambos os lados e defesas difíceis, tanto de Weverton, quanto de Rafael Cabral, as equipes acabaram finalizando com um gol para cada lado.
E o primeiro tento veio aos 20 minutos da primeira etapa. Após ser interceptado por Rafael Cabral em duas oportunidades, aos 8’ e aos 18’, Endrick abriu o placar para o Palmeiras aos 20’. Após recuo de Lucas Silva para Rafael Cabral, o jovem palmeirense aproveitou a oportunidade e roubou a bola mirando no gol. O goleiro celeste chegou a espalmar, mas Endrick recuperou na sobra e finalizou no fundo da rede.
O Cruzeiro chegou perto de um empate aos 38’, com Fernando Henrique. O jovem entrou aos 13 minutos do primeiro, após o meio-campista Ian Lucas se machucar e precisar ser substituído. Após cruzamento de Matheus Pereira, Ian recebeu a bola e tentou bater de primeira, cara a cara com o gol, mas a bola subiu e passou por cima do travessão.
Aos 45’, em nova oportunidade celeste, Lucas Silva lançou a bola para Arthur Gomes, que mirou a rede de longe e acabou acertando a linha de fundo, pela direita.
Já o segundo tempo foi marcado por muitas trocas de passes e menos finalizações completas.
Aos 8 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro perdeu mais uma chance de empate. Matheus Pereira cruzou para Arthur Gomes, que tentou finalizar de cabeça, mas acabou mandando a bola para linha de fundo. Aos 14 minutos, o atacante, lesionado, foi substituído pelo atacante Robert. O jovem saiu de campo visivelmente abalado.
O primeiro cartão amarelo do jogo veio aos 18 minutos do segundo tempo, para Richard Rios, do Palmeiras, por falta em cima do Bruno Rodrigues.
O Verdão teve boa chance aos 21 minutos, com finalização de Raphael Veiga, que parou nas mãos de Rafael Cabral. Aos 23, o Palmeiras fez duas substituições: Endrick, autor do único gol do time, saiu para entrada de Flaco López, e Breno Lopes foi substituído por Arthur.
Aos 27’ Lucas Silva, do Cruzeiro, recebeu o segundo cartão amarelo do jogo, por falta em cima de Arthur.
Aos 29’, uma finalização de Robert, do Cruzeiro, assustou o goleiro palmeirense Weverton, mas acertou a linha de fundo, passando muito perto da trave.
O empate do Cruzeiro veio aos 34’ do segundo tempo, com o meio-campo Nikão, que havia acabado de entrar na partida. Após cobrança de escanteio, com Matheus Pereira, a bola sobrou dentro da área e Nikão chutou rasteiro para o fundo da rede.