Pensando no maior desafio que terá na temporada 2023: a disputa da Série A, o Cruzeiro está reformulando seu elenco. Nas últimas semanas vários jogadores chegaram à Toca da Raposa, e 16 campeões da Série B do Campeonato Brasileiro, se despediram do clube estrelado. Veja a lista.
Reforços:
Neris
Primeiro reforço a ser anunciado para a temporada 2023, o zagueiro Neris, de 30 anos, estava Al Hazem, da Arábia Saudita. O defensor, anunciado quando a Raposa ainda disputava a Série B, estava livre no mercado após o término do contrato com a equipe árabe. Com isso, O Cruzeiro não precisou fazer investimento para contar com o jogador, que assinou contrato até dezembro de 2024.
Mateus Vital
O meia, que estava no Corinthians, assinou contrato com o clube celeste até o fim de 2025. Mateus Vital, de 24 anos, chega para ser um dos protagonistas da Raposa na disputa da Série A. Os detalhes da negociação não foram revelados, mas segundo apurou a reportagem, a equipe paulista ficou com 50% dos direitos econômicos do atleta, e o clube mineiro com 35%.
Igor Formiga
Com contrato válido até o fim de 2024, o lateral-direito Igor Formiga, que rescindiu com a Ponte Preta, foi o primeiro reforço para a posição anunciado pelo Cruzeiro. O jogador, de 23 anos, foi mais uma atleta que chegou à Toca da Raposa, sem que a diretoria celeste tivesse que pagar pela transferência, já que rescindiu com a Macaca.
Ramiro
Outro jogador que chega com grandes expectativas por parte da torcida celeste é o volante Ramiro, de 29 anos. O meio-campista estava na livre no mercado, após deixar o Corinthians. Ramiro tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2024.
Wallison
Quem também rescindiu com a Ponte Preta para assinar com o Cruzeiro foi o volante Wallison, de 25 anos. Através de uma liminar, concedida pela Justiça devido a salários atrasados, o meio-campista encerrou sua passagem pela Macaca, com quem tinha vínculo até agosto de 2027. Cruzeirense desde pequeno, Wallison vai defender a Raposa nas próximas três temporadas.
Nikão
Das contratações anunciadas pelo Cruzeiro, até o momento, o meia-atacante Nikão foi quem mais agradou à torcida celeste, principalmente por sua passagem pelo Athletico-PR entre 2015 e 2021. Na última temporada, Nikão estava no São Paulo, mas não conseguiu repetir as atuações que teve com a camisa do Furacão.
Com contrato de empréstimo junto ao tricolor paulista até dezembro de 2023, o também cruzeirense Nikão, espera retomar boa fase de temporadas anteriores, mas agora, com a camisa celeste.
William
Ainda com uma rotina de fisioterapia e preparação física, o lateral-direito William se recupera de uma lesão no joelho direito. William chegou à Toca da Raposa a custo zero, pois já estava sem contrato. Seu vínculo com o Cruzeiro tem cláusulas de produtividade, devido ao histórico de lesões. Sua última partida oficial foi no dia 20 de março de 2021, há quase dois anos, quando estava emprestado ao Schalke.
Rafael Bilu
O atacante Rafael Bilu também chegou à Toca se recuperando de uma lesão no joelho esquerdo. O jogador, de 23 anos, estava na última temporada no Criciúma. Bilu estava realizando trabalhos de fisioterapia da Toca, mas já está liberado para realizar as atividades normalmente com o restante do grupo.
Saídas
Antes de iniciar a pré-temporada, o Cruzeiro se despediu de vários jogadores que foram campeões da Série B, ao todo foram 17 baixas no elenco. Veja a lista:
Rômulo, Matheus Bidu, Wagner Leonardo, Zé Ivaldo, Pablo Siles, William Oliveira, Leo Pais, Chay, Fernando Canesin, Rodolfo, Jajá, Luvannor, Lincoln e Waguininho.
O lateral-direito Geovane Jesus deixou o clube estrelado, recentemente, e se transferiu para o Dallas FC, dos Estados Unidos.
Já os foleiros Gabriel Mesquita e Denivys foram emprestados ao Água Santa e o Athletic, respectivamente.