A mudança de visual do Raposão, mascote do Cruzeiro, anunciada pelo clube nesta quinta-feira (23) segue gerando polêmica: em suas redes sociais, a Máfia Azul, a maior torcida organizada celeste, também detonou a alteração promovida pela gestão Ronaldo.
"O consumidor do clube, que sou eu e você, no mínimo deveria ter sido consultado. Podem ter pagado o quanto for pelo clube, mas ele continua sendo nosso!", cita o primeiro trecho da postagem da torcida organizada.
A postagem chega até mesmo a questionar se outros símbolos importantes do clube também serão alterados. "Qual o próximo passo, mudar as cores, o escudo?! O cara que teve essa estúpida ideia deveria ser demitido imediatamente, sem direito a ser escutado", completa a mensagem.
No material de divulgação encaminhado pelo clube a respeito da 'repaginação' dos mascotes, segundo o Cruzeiro, "a mudança os deixa com um visual mais próximo a raposas e abre a possibilidade para ampliar ativações junto ao torcedor e as diversas marcas".
Também segundo o clube, para o novo projeto, "o Cruzeiro buscou referências no mascote original criado pelo cartunista Mangabeira, em 1945. Agora, o novo Raposão foi inspirado em uma raposa-vermelha, de pelagem dourada-alaranjada e o Raposinho em uma raposa-anã, com pelos mais escuros. Os mascotes foram desenhados pelo artista mineiro Camaleão".
Até o momento, o departamento de marketing do Cruzeiro ainda não se manifestou a respeito da reação negativa da torcida sobre a mudança dos mascotes.
Histórico
O Raposão foi criado em março de 2003, em uma iniciativa liderada por Paulo Nélio, então diretor de marketing do Cruzeiro. A estreia veio no jogo seguinte ao da conquista do título mineiro daquele temporada. Já o Raposinha foi criado em 2008, então na gestão do diretor de marketing Antônio Claret.
Já na numeração da camisa, o Raposão usa o 102, a idade do Cruzeiro (fundado 2 de janeiro de 1921). Já na camisa do Raposinho, aparece o número de títulos do clube: 79 quando está acompanhando o time masculino e 01 quando está com o time feminino.
-
Brasil vence Chile por 3 sets a 0 e já garante pódio na Copa América de Vôlei Feminino
-
Entenda o que o Brasil precisa fazer para ser campeão da Copa América de Vôlei Feminino
-
Veja os gols da vitória do Atlético em jogo-treino diante do Betim neste sábado (5)
-
Jardim relata dificuldade do Cruzeiro no mercado: 'Jogadores querem dinheiro'
-
Confira a agenda de jogos desta sexta-feira (4) pela Copa América de Vôlei Feminino