Na última quinta-feira (24), morreu o boxeador brasileiro mais marcante dos peso-pesados. Maguila faleceu aos 66 anos, vítima de demência causada pela Encefalopatia Traumática Crônica, em uma casa de repouso em São Paulo.
Adilson "Maguila" Rodrigues acumulou um cartel de 85 lutas, com 77 vitórias — 61 por nocaute, 7 derrotas e 1 luta sem vencedor. Uma das derrotas, porém, marcou sua carreira: a para o americano Evander Holyfield, em Nevada.
Em julho de 1989, quando ocupava a segunda posição no ranking dos pesados do CMB (Conselho Mundial de Boxe), Maguila ostentava uma sequência de 18 vitórias e enfrentou o americano visando desafiar Mike Tyson, na sequência, pelo cinturão.
A história, porém, foi outra. Maguila até começou bem a luta, com boa movimentação, e fez um combate bem equilibrado, mas acabou nocauteado no segundo round após receber um potente soco de direita de Holyfield. O lutador sergipano caiu desacordado na lona.
De acordo com o relatado na série "Maguila, um lutador", da TV Cultura, a derrota para o americano iniciou a espiral de decadência do brasileiro. Cerca de um ano depois, em junho de 1990, enfrentou George Foreman, já veterano, aos 41 anos, na preliminar da luta entre Mike Tyson e Henry Tillman. Assim como em Maguila x Holyfield, foi nocauteado no segundo round, após uma sequência de golpes que terminou com um cruzado de esquerda de Foreman, em duelo realizado em Las Vegas.
Morre Maguila aos 66 anos
O pugilista Adílson Maguila Rodrigues faleceu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. O esportista estava internado em uma casa de repouso em São Paulo e sofria de ETC, uma encefalopatia traumática crônica, causada por diversos e constantes golpes na cabeça, algo que afeta, de forma recorrente, ex-atletas de boxe. A morte de Maguila foi confirmada pela esposa, Irani Pinheiro, à TV Record. (Com informações de Folhapress)
- Leia mais: o que é ECT, doença neurodegenerativa que Maguila tinha