A sétima etapa da temporada 2024 da Stock Car acontece em Belo Horizonte entre os dias 15 a 18 de agosto. O evento automobilístico será realizado na capital mineira no circuito batizado de Toninho da Matta, localizado no entorno do Mineirão, na região da Pampulha, com 3200 metros. Com os principais do esporte a motor do Brasil: como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Cacá Bueno, Gabriel Casagrande, Daniel Serra, Ricardo Maurício, Felipe Fraga, Thiago Camilo, Ricardo Zonta, Nelson Piquet Jr., Júlio Campos, entre tantos outros.
A etapa da Stock Car Pro Series em BH marca a abertura da segunda metade da temporada 2024. Até o momento, foram disputadas seis rodadas. Após a etapa de Goiânia, Júlio Campos, da Pole Motorsport, lidera o campeonato com 499 pontos. Em seguida, Ricardo Zonta (RCM Motorsport) aparece na vice-liderança com uma diferença de apenas cinco pontos do primeiro colocado.
“Vai ser uma corrida muito interessante. Faz tempo que nenhum piloto anda em pista de rua”, projetou Campos, que salientou o grande número de circunstâncias atípicas a serem encontradas na pista belo-horizontina. “São poucos pneus disponíveis para o fim de semana e os pilotos terão que guardar pneus para a corrida. A tomada de tempos também será diferente, com poucos pilotos em pista, ao mesmo tempo, e três voltas lançadas, então é muita coisa nova”, analisou o líder de momento do campeonato.
Júlio Campos enfatizou a expectativa pelo evento, oficialmente intitulado BH Stock Festival, cuja disputa acontece em pista montada ao redor do famoso Estádio Mineirão. “Será um festival com shows e outras coisas bem diferentes. Estamos todos muito ansiosos para que este seja um super evento e, liderando o campeonato, esperamos fazer o maior número possível de pontos, para ampliar a liderança e voltar de Belo Horizonte ainda mais fortes no campeonato”, completou.
A Stock Car BH promete trazer alguns desafios para os pilotos, especialmente para os novos pilotos, como Zezinho Muggiati, que nunca disputou uma prova em um circuito montado em vias urbanas. Por enquanto, a nova geração usa e abusa dos simuladores para se igualar aos “veteranos” que disputaram provas em Salvador (BA) e Ribeirão Preto (SP) entre 2009 e 2015. O estreante da temporada aponta que será fundamental fazer um bom treino de classificação para minimizar os efeitos dos poucos pontos de ultrapassagem.
“Será um grande desafio para todos os pilotos, especialmente para os mais jovens. Fiz uma preparação intensa na sede da KTF Sports para tentar ser o mais veloz possível e entender um pouco da dinâmica da prova. Teremos um novo sistema de classificação para essa prova, um formato bem interessante que ajudará a ter voltas limpas durante o qualy. Mais do que nunca, o treino classificatório importará muito e largar na frente será a chave para ter uma grande final de semana”, analisou o piloto.
De acordo com organização do evento, na etapa da Stock Car BH os pilotos serão divididos em sete grupos com quatro pilotos que entraram separadamente na pista e terão duas voltas rápidas para buscar a melhor posição no grid. Até o momento, Daniel Serra se destaca entre os pilotos com mais poles pósitons, tendo conquistado a posição de largada duas vezes, em Velocitta, localizado em município de Mogi Guaçu, no interior de São Paulo e Cascavel, localizado na região Oeste do estado do Paraná.
Em termos de campeonatos por equipes, a disputa também é muito acirrada. A tabela traz a RCM Motorsport na frente, com 940 tentos. As coirmãs TMG Racing e Crown Racing estão praticamente empatadas, com 877 e 874 pontos, respectivamente. Uma das grandes forças do ano, a Pole Motorsport tem 801, enquanto a Mobil Ale Full Time tem 795.
Veja o ranking do campeonato de pilotos na Stock Car BH
- 1) Julio Campos, 499 pontos
- 2) Ricardo Zonta, 494
- 3) Felipe Massa, 484
- 4) Felipe Baptista, 465
- 5) Dudu Barrichello, 446
- 6) Bruno Baptista, 446
- 7) Gabriel Casagrande, 419
- 8) Rafael Suzuki, 412
- 9) Enzo Elias, 409
- 10) Daniel Serra, 352
- 11) Guilherme Salas, 350
- 12) Rubens Barrichello, 349
- 13) Ricardo Maurício, 339
- 14) Gaetano Di Mauro, 315
- 15) Felipe Fraga, 315
- 16) Cesar Ramos, 305
- 17) Átila Abreu, 302
- 18) Thiago Camilo, 301
- 19) Lucas Forest, 293
- 20) Nelson Piquet Jr., 259
- 21) Arthur Leist, 206
- 22) Gianluca Petecof, 178
- 23) Allam Khodair, 171
- 24) Zezinho Muggiati, 169
- 25) Cacá Bueno, 139
- 26) Vitor Baptista, 126
- 27) Lucas Kohl, 111
- 28) Marcos Gomes, 94
- 29) Gabriel Robe, 93
- 30) Luan Lopes, 16
- 31) Raphael Teixeira, 7
Quando será a Stock Car em BH?
As atividades de pista em Belo Horizonte terão início na quinta-feira: a partir de 13h, os pilotos farão o reconhecimento do traçado de BH. Em seguida, às 14h35, os competidores voltarão ao circuito, dessa vez em seus carros, para um a rodada teste, mais longa do que o habitual, de 30 minutos para cada um dos dois grupos de pilotos.
Já a sexta-feira será dedicada aos treinos livres. Serão duas sessões: uma pela manhã, a partir das 10h, e outra no período da tarde, com início às 15h10.
A sessão classificatória, que definirá o Grid de largada das duas provas do fim de semana em Belo Horizonte, será no sábado e terá início às 10h35. A corrida da Stock Car BH terá com duração de 30 minutos mais uma volta.
No domingo, às 11h, os pilotos desfilarão diante do público em Belo Horizonte, e a largada da prova principal da etapa está marcada para começar às 13h.
Veja como será a visão do piloto na pista da Stock Car BH:
Como é o torneio da Stock Car?
A Stock Car utiliza um sistema único de pontuação e disputa. Cada etapa é composta por duas corridas. Após a definição do grid de largada no sábado, os pilotos competem na primeira corrida no domingo. A segunda corrida acontece logo em seguida, com a inversão do grid para os 10 primeiros colocados da primeira prova. O objetivo é promover mais disputas e estratégias variadas.
Pilotos e destaques da Stock Car
Felipe Massa e Cacá Bueno, dois dos principais nomes da Stock Car, estarão presentes competindo na etapa de Belo Horizonte. Ambos destacaram a importância do evento para a cidade. Massa ressaltou o impacto econômico e de oportunidades que a corrida traz, enquanto Bueno comentou sobre a importância de Belo Horizonte para o automobilismo e seus patrocinadores.
BH Stock Festival
- Data: 15 a 18 de agosto (quinta a domingo)
- Local: Entorno e Esplanada do Mineirão - Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 - Pampulha, Belo Horizonte - MG
- Ingressos: Os ingressos para o público variam entre R$ 30 e R$ 1.500, em cinco diferentes setores. As vendas acontecem pelo Sympla. (Clique aqui).