Uma das maiores estrelas dos Jogos Paralímpicos de 2024, o nadador Gabriel Araújo, conhecido como Gabrielzinho, foi homenageado em Juiz de Fora nesta sexta-feira, 13 de setembro. O atleta, que representa o Praia Clube, nasceu em Santa Luzia, mas treina no município da Zona da Mata com o técnico Fábio Antunes. Ele participou de um desfile em um caminhão do Corpo de Bombeiros pelas principais ruas da cidade e recebeu o carinho dos moradores. Assista:

A carreata do campeão paralímpico iniciou com o encontro com os militares na sede do Corpo de Bombeiros, localizada na Avenida Brasil. Em seguida, Gabrielzinho que estava acompanhado do seu treinador passaram pelo Bairro Santa Terezinha e acessaram a Avenida Rio Branco. Na altura do Parque Halfeld, o carro fez uma parada para que fãs do atleta tirassem fotos. O desfile terminou no Colégio Academia de Juiz de Fora, no local, o nadador recebeu o carinho dos estudantes e conversou com jornalistas.

Gabrielzinho Araujo em Paris

Nas Paraolimpíadas de Paris, Gabrielzinho garantiu três medalhas de ouro que conquistou, nos 50m e 100m costas e nos 200m livre, da classe S2 (limitações físico-motoras). A conquista do atleta brasileiro, cativou os franceses, alterou coberturas jornalísticas e o consolidou como o rosto do movimento paralímpico mundial devido ao seu desempenho nas piscinas.

Além disso, o mineiro foi o único atleta brasileiro a participar de um programa de TV de maior audiência entre Jogos Olímpicos e Paralímpicos, sendo reverenciado como o “Pelé das piscinas brasileiras”.


Estudante de Jornalismo


Além de ser um atleta de alto rendimento, Gabrielzinho também estuda Jornalismo para ter uma profissão quando encerrar a carreira esportiva. O nadador acredita a formação pode ajudá-lo a ter uma melhor gestão da própria carreira. Porém, ele tem um outro sonho: trabalhar como jornalista esportivo e acompanhar o Cruzeiro, time do coração.