O brasileiro Thiago Monteiro protagonizou uma partida de tirar o fôlego na madrugada deste domingo (12), no Australian Open, em Melbourne.
O tenista cearense, que buscava uma vaga na segunda rodada do primeiro Grand Slam da temporada, dominou os dois primeiros sets e chegou a ter dois match points no terceiro, mas viu Kei Nishikori realizar uma incrível virada e vencer por 4/6, 6/7(4), 7/5, 6/2 e 6/3, em um duelo que durou 4h06min.
Monteiro apresentou um tênis consistente e corajoso durante boa parte da partida, explorando suas principais armas para superar o experiente Nishikori.
No entanto, o japonês, ex-top 5 do mundo e com 35 anos, mostrou sua garra e experiência para se recuperar de uma desvantagem de dois sets e levar a melhor no confronto.
Com a vitória, Nishikori avança à segunda rodada do Australian Open pela nona vez em suas 11 participações no torneio.
O japonês, que agora soma 29 vitórias e oito viradas em jogos de cinco sets na carreira, terá pela frente um desafio ainda maior na próxima fase. Seu adversário será o vencedor do duelo entre o americano Tommy Paul e o australiano Christopher O'Connell.
A derrota de Monteiro, apesar da grande atuação, frustra os planos do brasileiro de avançar em um Grand Slam. O cearense, que buscava um resultado positivo em Melbourne para dar um novo impulso à sua carreira.