O ronco dos motores e a fumaça dos pneus tomaram conta do Mega Space, em Santa Luzia, neste sábado (22), com o início da primeira etapa da temporada 2025 do Ultimate Drift — maior campeonato da modalidade no país. O evento reúne 53 pilotos, incluindo cinco portugueses, e atrai fãs do automobilismo que aproveitam a oportunidade para ver de perto carros possantes, altamente modificados e preparados para desafiar as leis da física.
Além da adrenalina e da técnica das manobras, um dos pontos altos do dia foi a pista mineira, elogiada por pilotos experientes e jovens promessas como a melhor do Brasil. “A descida é impressionante, com certeza é a melhor pista do Brasil. Ela muda muito a dinâmica da prova porque exige muito do pneu. Na montanha, não pode errar”, destacou o piloto Rogério Dutra, de 32 anos, ao comentar as características do circuito do Mega Space, conhecido pela inclinação acentuada e curvas desafiadoras.
+ Conheça o Mustang de R$ 600 mil e 900 cv que compete na Grande BH
Entre os competidores, uma das histórias que chamaram a atenção foi a do jovem Lucas Hanazono, de apenas 15 anos. Filho de um dos pioneiros do drift no Brasil, ele cresceu no meio dos carros e começou ainda no simulador, aos 11. “Com 12 anos fui para as pistas e, no ano passado, com 14, estreei no campeonato. Este ano estou competindo pela primeira vez no Mega Space, que é a melhor pista do Brasil na minha opinião. Estar ao lado do meu pai é incrível”, contou, orgulhoso.
Lucas também destacou o fator que faz o coração bater mais forte: “As condições da pista agradam pela velocidade que os carros conseguem desenvolver nas descidas. A adrenalina é muito grande”.
Paixão que vem das arquibancadas
O Mega Space também virou ponto de encontro de apaixonados por carros e velocidade. Foi o caso do Reinaldo da Silva, de 50 anos, que acompanhou o evento ao lado da filha Jennifer Manuele, de 10. "É muito bom você estar onde você gosta. É uma paixão mesmo, de anos. E agora tenho a oportunidade de estar próximo dos carros, da velocidade, das manobras", contou.
Reinaldo se emocionou com o clima da competição. “As manobras me impressionam muito, com o barulho do motor, é fantástico. Quando eles passam correndo, a adrenalina vai lá em cima. Dá vontade de pegar o carro e dirigir também”, brincou.
Mas para ele, o evento vai além da competição. “Tem exposição de carros antigos, todos prestam bastante atenção na gente. É maravilhoso", disse. Mais do que curtir, Reinaldo espera plantar uma semente em casa. “Estou sempre trazendo minha filha. Ela gosta bastante e está cada dia mais apaixonada pelos veículos. Espero que um dia ela consiga dar uma volta em um carro como esses”.
Drift em expansão
O Ultimate Drift é um campeonato jovem — criado em 2020 — mas que vem ganhando espaço no cenário nacional. A competição conta com chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e tem como missão profissionalizar e ampliar a visibilidade do drift no Brasil. A nova temporada tem apenas uma divisão, com 50 pilotos, o que aumenta o foco competitivo.
“O objetivo é levar o automobilismo para mais pessoas, também por meio do drift”, afirmou Joel Junior, organizador do evento e presidente da Ultimate Drift. “A gente que é amante do automobilismo como um todo, não só o drift ou a Fórmula 1, fica muito feliz em ver o crescimento da modalidade. A ideia é fazer o esporte crescer com qualidade”, completou.
O que é o drift?
O drift é uma técnica de pilotagem em que o carro desliza lateralmente nas curvas, com as rodas dianteiras apontando para a direção oposta da curva, enquanto a traseira escapa. Para fazer bonito, não basta derrapar: é preciso manter controle, precisão, ângulo, velocidade e estilo — critérios usados pelos juízes nas provas.
Os carros usados na competição precisam ser de rua, com tração traseira ou integral, e passar por rigorosa inspeção técnica. Não são permitidas caminhonetes ou SUVs. Além de performance, a segurança dos pilotos é prioridade: os veículos contam com itens como gaiolas de proteção, cintos de múltiplos pontos e extintores de incêndio.
Programação segue neste domingo
O evento continua neste domingo (23), com as disputas entre os 32 melhores colocados no qualify e a tão esperada fase Top 16. A visitação aos boxes e a exposição de carros customizados seguem sendo atrações para toda a família, que também pode aproveitar a área kids e a praça de alimentação no espaço.
Local: Mega Space – Av. das Indústrias, 3000, Santa Luzia (MG)
Mais informações e ingressos: www.ultimatedrift.com.br
Programação:
Sábado (22/03):
9h: Abertura dos portões ao público
9h às 12h30: Qualify
12h às 16h: Visitação aos boxes
14h15: Pré-batalha
Domingo (23/03):
9h: Abertura dos portões
10h às 12h30: Top 32
10h às 14h30: Visitação aos boxes
14h30 às 17h: Top 16