Um dia depois de se sagrar campeão do WTT Contender Buenos Aires nas duplas mistas, ao lado da namorada Bruna Takahashi, Hugo Calderano conquistou o título da categoria masculina da competição. o brasileiro subiu ao topo do pódio após vencer o japonês Mizuki Oikawa, na tarde deste domingo (27/7), no Parque Olímpico - America Pavillion, na capital argentina, por 4 sets a 1 (11/5, 12/10, 10/12, 11/7 e 11/5).
Hugo dominou o primeiro set com tranquilidade. O brasileiro não teve problemas para derrotar Oikawa por 11 a 5. Já no segundo, Calderano teve que suar. Após iniciar perdendo por 10 a 3, o brasileiro salvou sete game points e virou para 12 a 10.
No terceiro set, foi a vez do japonês conseguir a virada e fechar em 12 a 10 após estar perdendo por 10 a 9. Já no quarto, Hugo venceu por 11 a 7 depois de bastante equilíbrio e trocas de liderança.
Sem dar qualquer margem de virada, Hugo se impôs no quinto set e conseguiu a vitória por 11/5, conquistando o título na categoria simples masculino do WTT Contender Buenos Aires, o segundo dele na competição.
WTT Contender Buenos Aires
As rodadas qualificatórias do torneio argentino começaram na terça-feira (22/7) e prosseguiram até quarta-feira (23/7). A competição seguiu com a primeira rodada da chave principal na quinta-feira (24/7), quartas de final na sexta-feira (25/7), semifinais no sábado (26/7), e terminou neste domingo.
A delegação brasileira contou com diversos representantes no WTT de Buenos Aires. Na categoria masculina individual, além de Calderano, participaram Felipe Doti, Henrique Noguti e Hamilton Yamane. No feminino, competiram Sofia Kano, Karina Shiray, Victoria Strassburger, Beatriz Fiore e Jessica Prates, com apenas Karina conseguindo avançar das qualificatórias.
Nas disputas de duplas da fase classificatória, o Brasil teve representantes em todas as categorias. Leonardo IIzuka e Felipe Doti formaram parceria nas duplas masculinas. Beatriz Fiore/Karina Shiray e Jessica Prates/Victoria Strassburger competiram nas duplas femininas. Nas mistas, Giulia Takahashi e Felipe Doti representaram o país. Entre todas as duplas brasileiras, somente Jessica e Victoria não conseguiram avançar.