Terceiro colocado no ranking mundial de tênis de mesa, o brasileiro Hugo Calderano não poderá disputar o WTT Grand Smash em Las Vegas, nos Estados Unidos, a partir desta quinta-feira (3), já que foi impedimento de entrar no país norte-americano. 

O veto da entrada do brasileiro nos Estados Unidos se deu pelo fato de Calderano ter ido a Cuba em 2023.

No último dia 30, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, assinou um memorando endurecendo a política do país em relação a Cuba. Entre outras determinações, o novo documento, que reforça o embargo econômico ao país, proíbe turismo e transações financeiras em Havana. 

Em janeiro, Trump, crítico ferrenho de Cuba, já havia revogado a decisão de seu antecessor, Joe Biden, de remover o país da lista americana de 'estados patrocinadores do terrorismo'. Além disso, o presidente também restringiu parcialmente a entrada de pessoas vindas de Cuba.

Até o momento, pelo fato de possuir cidadania portuguesa, Calderano só precisaria informar a própria entrada nos EUA pelo Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, em inglês), já que os países da União Europeia fazem parte do Programa de Isenção de visto.

Calderano efetuou a solicitação, mas não obteve resposta. Quando procurou as autoridades norte-americanas, foi informado que estava inelegível para a dispensa do visto por ter ido a Cuba.

O ''detalhe' é que a viagem de Calderano a Cuba não foi a turismo. E sim para a disputa do Pan-Americano e da qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris'2024.

VISTO EMERGENCIAL

Com apoio do Comitê Olímpico dos EUA e da Associação de Tênis de Mesa do país, Hugo Calderano até tentou entrar com um pedido de visto emergencial, mas já não havia tempo hábil para os trâmites burocráticos.

"Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos", lamentou o atleta em publicação em suas redes sociais.

Hugo Calderano é o atual campeão da Copa do Mundo de tênis de mesa e conquistou a medalha de prata no Mundial, a primeira de um mesa-tenista não asiático ou não europeu. (Com Folhapress)